BahiaPolícia

Operação Buckshot combate caça ilegal em Boa Nova, na Bahia

Mandados são cumpridos contra grupo suspeito de caça ilegal em unidades de conservação federais

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (15), a Operação Buckshot, com o objetivo de cumprir cinco mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de caçar ilegalmente no Parque Nacional e no Refúgio de Vida Silvestre de Boa Nova, duas unidades de conservação federais localizadas no município de Boa Nova, na Bahia.

A operação foi resultado de investigações iniciadas no começo deste ano, a partir de levantamentos feitos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As investigações identificaram um grupo de cinco indivíduos que se reuniam regularmente para praticar atividades ilegais de caça e abate de animais silvestres nas regiões de Pé da Ladeira e Icó, ambas dentro das áreas protegidas.

Crimes ambientais com repercussão federal

As unidades de conservação do Parque Nacional e do Refúgio de Vida Silvestre de Boa Nova são áreas federais de proteção integral do meio ambiente. Qualquer atividade ilícita realizada nessas regiões, como a caça de animais silvestres, é considerada um crime ambiental de competência federal.

De acordo com a Polícia Federal, os investigados poderão responder pelos crimes de caça ilegal em unidade de conservação federal, posse irregular de arma de fogo e associação criminosa. As penas máximas para esses crimes podem somar de 9 a 12 anos de prisão, caso os indivíduos sejam condenados.

Durante o cumprimento dos mandados de busca, a polícia apreendeu carcaças de animais silvestres, carabinas de pressão, pólvora, chumbo para munição de caça e outros petrechos utilizados para a prática de caça ilegal. Apesar das apreensões, não houve prisões em flagrante dos investigados, que continuam sendo monitorados pelas autoridades.

YOUTUBE band fm conquista

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner