Band CidadeBand NewsConquistaPolícia

‘Operação Barganha’: PF cumpre mandados em Vitória da Conquista

A ação apura crimes de corrupção, desvio de recursos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha na prefeitura de Ilhéus

Atualizada às 11h04

A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta quinta-feira (26) 17 mandados de busca e apreensão em Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas e Salvador em uma operação da Polícia Federal que apura crimes de corrupção, desvio de recursos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha na prefeitura de Ilhéus.

O prefeito de Ilheús e o atual candidato à prefeitura apoiado por ele estão entre os alvos. Mario Alexandre e Bento Lima, ambos do PSD, são investigados por possível participação em um esquema de fraude em licitações na prefeitura.

Por nota, a PF informou que os contratos investigados pela “Operação Barganha” são das áreas da saúde, educação e limpeza urbana e envolvem valores superiores a R$ 45 milhões. As investigações apontam a existência de um esquema de pagamento de propina a agentes públicos para que as empresas investigadas fossem beneficiadas com contratos na prefeitura.

Foto: Divulgação/ PF
Foto: Divulgação/ PF

De acordo com as apurações, a empresa que seria vencedora do contrato era definida antes mesmo da realização da licitação. Também foi constatado o superfaturamento dos valores cobrados pelas empresas vencedoras.

YOUTUBE band fm conquista

A Justiça Federal também determinou a quebra de sigilo bancário e fiscal dos envolvidos no esquema e a apreensão de valores. Eles vão responder pelos crimes de frustação do caráter competitivo da licitação, Fraude em licitação ou contrato, Corrupção passiva, Corrupção Ativa, Falsidade Ideológica, organização criminosa e Lavagem de dinheiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner