Vinte e seis estados brasileiros registram queda ou estabilidade na incidência de casos de dengue. Apenas Mato Grosso sinaliza tendência de alta.
Em Vitória da Conquista, a redução chega à 45,16%. Segundo o boletim semanal epidemiológico, até a segunda-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contabilizou 35.038 notificações suspeitas de, com 15.014 casos confirmados.
De acordo com a análise feita pela Vigilância Epidemiológica Municipal, dos dados obtidos pelo Sistema de Notificação de agravos compulsórios (Sinan), desde a semana epidemiológica número 15 até a semana de número 18, foi observada uma redução de mais de 45,16% nos casos notificados para dengue na cidade.
Em comparação às semanas epidemiológicas números 17 e 18, a redução chega a 54,68%.
Os casos vêm diminuindo, mas o aedes aegypti continua fazendo vítimas.
Nos últimos oito dias, foram confirmados os óbitos de dois moradores, em decorrência da dengue grave.
A Câmara Técnica do Estado da Bahia ainda está investigando 44 óbitos por suspeita de dengue e já descartou outros quatro.
De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento, o país tem 4,5 milhões de casos prováveis de dengue e as mortes somam 2,3 mil.
Em abril, a pasta anunciou a expansão da vacinação contra a doença para mais 625 novos municípios e seis estados brasileiros.
No entanto, a eliminação dos focos do mosquito segue como medida mais eficaz.
Por isso, é preciso empenho da sociedade para eliminar os criadouros com pequenas ações que podem ser implementadas na rotina, como tampar caixas d’água e outros reservatórios, higienizar potes de água de animais de estimação e tampar ralos e pias.