ConquistaEleiçõesEsse é o pontoPolítica

‘Nós vamos ter um debate enriquecedor’, afirma Victor Pinto sobre a corrida eleitoral em Conquista

Segundo o colunista de política da Band Bahia, a corrida eleitoral em Vitória da Conquista está aquecida, com movimentos estratégicos e um cenário que promete disputas acirradas, em busca do legado de Herzem Gusmão

O jornalista Victor Pinto, colunista de política da Band Bahia, defende que o debate que deverá ser realizado pela Band entre os candidatos à prefeitura de Vitória da Conquista deverá ser um divisor de águas para a leitura dos eleitores da cidade durante a corrida eleitoral. Ele ressalta que debates ao vivo oferecem uma oportunidade de ver além das estratégias de marketing, permitindo ao eleitor observar como os candidatos lidam com a pressão e demonstram seu preparo para o cargo.

A análise foi feita durante participação no programa Band Cidade de terça-feira (6):

“Nós vamos ter um debate enriquecedor. Esperamos, inclusive, que, futuramente, tão logo essa data seja sacramentada e divulgada, tenhamos a presença de todos os candidatos. O debate é um instrumento importantíssimo para os eleitores, principalmente para aqueles indecisos que querem saber como os candidatos pensam sobre o futuro da cidade. Tudo é muito bonito na campanha eleitoral, no horário eleitoral, no rádio, na televisão, e nos comícios, porque tudo é milimetricamente pensado pelo marketing. Se o discurso está errado, ele é regravado. Em um debate ao vivo, frente a frente, é diferente. Esse véu do script cai, pois é um momento de tensão. O prefeito ou a prefeita vive constantemente sob pressão: na saúde, na educação, para resolver problemas e trazer benefícios ao povo. Então, é nesse momento de tensão do debate que vemos quem tem controle emocional para administrar uma cidade”.

Para Victor Pinto, as convenções que referendaram as candidaturas começaram a definir o cenário. Sheila Lemos (União Brasil), atual prefeita, realizou sua convenção no início do prazo, com uma grande mobilização e o apoio das principais lideranças do grupo “netista”. O timing da sua convenção buscou assegurar a presença e a visibilidade de sua candidatura. A cidade, como terceira maior do estado, tem um peso significativo na definição dos rumos eleitorais, especialmente com vistas às eleições de 2026. A influência de Vitória da Conquista é crucial para candidatos que aspiram cargos maiores no futuro.

Por outro lado, o deputado federal Waldenor Pereira, com sua candidatura pelo PT, também realizou uma convenção expressiva. A chapa conta com Luciana Silva como vice, enquanto a convenção de Lúcia Rocha, do MDB, destacou o delegado Marcos Vinícius como seu vice. A tentativa de unidade entre Waldenor e Lúcia, que chegou a ser discutida, não se concretizou. Assim, ambos seguirão com suas candidaturas separadas, o que poderá resultar em um segundo turno altamente competitivo.

YOUTUBE band fm conquista

Victor Pinto destaca que a disputa pelo legado de Herzem Gusmão será um ponto central na campanha. Sheila Lemos e Lúcia Rocha se apresentam como as principais concorrentes por esse legado, o que se reflete na comunicação das campanhas. Sheila tem usado o apelo emocional da viúva de Herzem para fortalecer sua imagem, enquanto Lúcia também se utiliza de estratégias semelhantes para atrair o eleitorado que ainda guarda saudades do ex-prefeito.

A presença do PT na disputa, com Waldenor, busca relembrar os tempos em que o partido teve sucesso em Vitória da Conquista. Waldenor tentará resgatar a imagem do ex-prefeito Guilherme Menezes e outras lideranças petistas para contrabalançar o domínio atual de Sheila e a ascensão de Lúcia Rocha.

A análise de Pinto sugere que o cenário é propenso a um segundo turno, dada a fragmentação das candidaturas e a forte polarização entre os principais candidatos. A disputa promete ser acirrada, com uma divisão clara entre os apoiadores do governo atual e os opositores que buscam reposicionar o PT e o MDB na administração da cidade.

Victor Pinto finalizou a participação destacando sua disposição para acompanhar o desenrolar das campanhas e promete manter o público atualizado com novas análises e informações sobre o cenário político de Vitória da Conquista. Victor está na tela da Band todos os dias, de segunda a sexta, a partir das 14h, com o programa Boa Tarde Bahia.

Além disso, toda segunda-feira, ele apresenta o Band Eleições, ao lado da jornalista e apresentadora Carolina Rosa, às 14h. Nas noites de terça, ele participa do jornal Band Cidade e nas manhãs de quarta, no Bora Nordeste, sempre discutindo política com sua coluna “Esse é o Ponto”.

Por Ana Carolina Bastos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner