ConquistaBahiaBand CidadeBand NewsPolítica

“Nós nunca duvidamos” diz Sheila Lemos sobre o deferimento da sua candidatura pelo TSE

Em entrevista ao Boa Tarde Bahia, da Band Bahia, Sheila Lemos falou sobre a vitória das urnas e na Justiça, além do próximo mandato

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), voltou a dizer que jamais teve dúvidas a respeito da decisão favorável da Justiça sobre a elegibilidade dela nas eleições de 2024. Mesmo com a vitória nas urnas, a prefeita teve que aguardar o deferimento de sua candidatura feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que confirmou sua reeleição no dia 17 de novembro.

Em entrevista ao jornalista Victor Pinto, no programa Boa Tarde Bahia, da Band Bahia, ela contou como ela encarou o processo de inelegibilidade e explicou porque sua candidatura não se caracteriza como um terceiro mandato.

“Nós nunca duvidamos que o direito era muito bom para a gente. A tese que a oposição coloca de um terceiro mandato, nunca deu para a gente entender dessa forma. Então, consultando a nossa equipe de advogados, até mesmo como leiga, estudando um pouco da matéria, não dá para se entender dessa forma. Então, o juiz em Vitória da Conquista deferiu o nosso registro de candidatura, o Ministério Público lá também, aqui em Salvador no Ministério Público, no TRE foram quatro votos a três, então teve um voto bem apertado e nós recorremos ao TSE e no último dia 17 (de novembro) o ministro André Ramos Tavares deu o parecer dizendo que já existe uma jurisprudência que não caracteriza um terceiro mandato, porque a minha mãe, vice-prefeita de 2016 a 2020, assumiu por 13 dias, os 13 últimos dias do mandato de 2020, porque o prefeito Herzem estava internado na UTI, num hospital em São Paulo. Então, não foi uma sucessão, foi uma substituição temporária. Eu sim, que vim a suceder Herzem no dia 18 de março de 2021, com o falecimento dele por conta da Covid”

Ela também falou da sua vitória nas urnas, sendo a primeira mulher eleita prefeita na cidade.

“Nós tivemos a vitória em quase 60% dos votos, primeira mulher eleita em Vitória da Conquista, nenhuma outra mulher foi eleita, com a vitória no primeiro turno, inclusive uma das mulheres mais votadas de todo o país. Se pegar cidades do interior foi a maior votação, foi a minha, então a gente realmente demonstrou que o trabalho consegue vencer qualquer coisa”

YOUTUBE band fm conquista

A prefeita relatou que o seu trabalho é focado em cuidar das pessoas.

“Cuidar de gente. Com certeza, desde o início, quando foi para decidir até o slogan do governo, a marca, eu disse assim, eu quero cuidar de gente. Aí surgiu o governo para pessoas. A gente precisa cuidar das pessoas. A gente vê muitas cidades que tem, cuida muito da parte estrutural da cidade, mas esquece de cuidar das pessoas. O que nós fizemos? Vamos cuidar das pessoas. E a parte estrutural da cidade também é cuidar de gente”

Sheila falou da sua relação com a Câmara de Vereadores, em que busca aprovar projetos e emendas que sejam boas para a população, mesmo que levados pela bancada de oposição.

“Eu fui trabalhando, procurando, até mesmo na Câmara de Vereadores, a conseguir o voto da oposição em projetos que fossem bons para a cidade, como também qualquer emenda que viesse de vereadores, mesmo da oposição. Questão de colocar na cidade, de fazer aquela obra, porque o povo não é para mim, não é para o meu grupo político, não é para o meu partido, só para as pessoas que vivem na cidade”

Além disso, ela ainda falou do crescimento da cidade.

“Quando a gente enche o peito para falar que Vitória da Conquista é a melhor cidade da Bahia para se viver, não é pelo bairrismo, não, porque nós somos realmente bairristas, mas são os indicadores que demonstram que a cidade está crescendo, está crescendo com responsabilidade social, com responsabilidade com o meio ambiente. Ela cresce a passos largos, mas de forma ordenada. Então, realmente assim, os números dizem por si, do que a cidade é, do que vem transformando desde 2017”

A prefeita falou que da sua primeira gestão, na qual sucedeu Herzem Gusmão e manteve sua linha de governo, para o segundo mandato, não devem haver mudanças drásticas, além de acréscimos de outros partidos em sua base.

Ele falou também dos seus planos para educação de Vitória da Conquista.

“Continuamos pensando nas pessoas, em cuidar de gente, como a base na educação. Eu acredito que somente a educação consegue transformar a sociedade. Então a gente quer trabalhar fortemente, continuar trabalhando fortemente na educação. Queremos alfabetizar todas as nossas crianças num tempo certo, seis, sete anos. Não queremos nenhuma criança fora da escola. Vamos trabalhar forte para alfabetizar os adultos. Porque na nossa zona rural ainda tem muitos adultos que ainda não são alfabetizados. Então trabalhar forte com o EJA. Procurar levar ensino profissionalizante para os nossos jovens, para que a gente possa ter empregabilidade no nosso município”

A prefeita ainda falou da sua relação com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e consequentemente da prefeitura de Vitória da Conquista com o Governo do Estado.

“Relação institucional. A prefeita de Vitória da Conquista com o governador da Bahia, o nosso governador, Jerônimo Rodrigues. Na verdade, assim, o que eu sinto é que a conversa, a recepção é muito boa, mas que não se efetiva os pleitos, né? A gente leva o pleito para os secretários e aquilo ali não anda, não sai”

No primeiro semestre de 2024, Vitória da Conquista sofreu com uma epidemia de dengue, com mais de 34 mil casos registrados e 31 mortes confirmadas pela doença. A prefeita relatou sobre este período crítico do município e das ações do Governo do Estado para combater a doença.

“Foi algo assim, horrível, e que acabou vidas sendo ceifadas em Vitória da Conquista. Foi um caso que aconteceu no país inteiro, não foi só numa cidade ou só num estado. A epidemia da dengue assolou todo o Brasil. Em Vitória da Conquista, nós tivemos um grande número de casos, inclusive com mortes, porque nós solicitamos o fumacê, o fumacê não foi. ‘Não, os números ainda não indicam que o fumacê precisa ir’. Então quando o fumacê foi, ficou 15 dias, já não tinha mais jeito, as pessoas já estavam infectadas, as pessoas já estavam morrendo, a vacina não foi para a vitória da conquista. No final, quando estava com um lote de vacina quase vencendo, foi a sobra das outras cidades, mandou para a Vitória da Conquista. Mesmo assim, nós vacinamos, utilizamos todas as vacinas que foram para a Vitória da Conquista, então assim, é esse cuidado que a gente quer. Pela prefeita, que são as pessoas, as pessoas que precisam da mão forte do Estado. Não é a prefeita Sheila. São os conquistenses que precisam. A gente necessita de um olhar melhor para todo o interior da Bahia”

As próximas eleições serão para governador do estado, em 2026, e Sheila Lemos falou do planejamento do seu grupo político para uma possível candidatura de ACM Neto.

“A maior certeza que eu tenho é que Neto é o nome para concorrer em 2026. Estaremos com ele de qualquer forma. Acho que ele só vai falar de eleição em 2026, a partir do próximo ano. Nós acabamos de ganhar a eleição, ainda precisamos arrumar a casa, sentar. Acredito que ele só vai falar a partir de 2025. Tenho certeza que Vitória da Conquista é muito importante nesse cenário da Bahia e que Neto vai escutar Vitória da Conquista. Agora eu, pessoalmente, não tenho pretensões de participar da majoritária”

Por Matheus Guimarães, sob supervisão

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner