
Durante o programa Bom Dia Ministra, do Canal Gov desta quinta-feira (27), a nossa repórter, Amanda Motta, entrou ao vivo e questinou a entrevistada do programa, a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, sobre a o papel das Secretarias Municipais de Políticas para a Mulher e como o Ministério pretende fortalecer a implementação de políticas públicas voltadas ao gênero.
A ministra falou que, primeiramente, é necessário fortalecer essas secretarias.
A primeira coisa que nós queremos fortalecer é exatamente a Secretaria de Mulheres. Porque elas é que têm o papel de impulsionar, de pensar, de planejar as políticas e executar as políticas para as mulheres no município. Então, nós, quando assumimos em 2023, o governo do presidente Lula assumiu, nós tínhamos 300 coordenadorias e secretarias. Hoje, nós estamos com 1.100 secretarias de mulheres no país. A meta é a gente chegar até 2026 com 2.000 ou 2.300 secretarias de mulheres no país. ”
De acordo com a ministra, a criação de novas secretarias vai facilitar o repasse dos recursos públicas, que será feito diretamente para as prefeituras, e também explicou as atividades a serem desenvolvidas por essas secretarias.
Principalmente, uma das atividades da secretaria é, primeiro, executar as políticas que têm que ser executadas, mas fazer o que nós chamamos que é a transversalidade. É garantir que todas as secretarias do município e que o prefeito se comprometam com políticas públicas para as mulheres. Na área de saúde, de geração de trabalho e renda, na questão da inclusão digital, nós precisamos tirar as mulheres do quadro de estarem apenas no processo das áreas humanas. Nós precisamos colocar as mulheres nas exatas, nós precisamos colocar as mulheres na tecnologia. Então, nós temos muita coisa para fazer no município e, por isso, nós precisamos de secretarias fortes.”