Mês da Mulher na Band FM: Entrevista com Suzy Ruas
Com o bordão “se não for para causar, eu nem vou” a atleta baiana tem inúmeras conquistas
A corredora de 47 anos, que nasceu e foi criada na roça, trabalhando na lavoura, sonha em viver só para o esporte, mas a quantidade de patrocínio ainda é insuficiente e a impede de se dedicar 100% aos treinos.
Atualmente ela trabalha de segunda a sábado, cerca de 10 horas por dia, lavando carros em um lava jato que conquistou com muito esforço. Mesmo assim, ela não desiste de seus objetivos, treina de madrugada para melhorar seu desempenho nas competições.
Dentro e fora do Brasil são inúmeras as conquistas, pódios e classificações. Em apenas 8 anos de atuação no esporte profissional, ela já foi Bi campeã baiana no ranking, campeã brasileira master nos 5 mil metros rasos, 10 mil metros rasos e 8 mil metros Cross-country. Bi campeã da São Silvestre na categoria master, bi campeã na categoria master nas 10 milhas da Garoto em Vitória do Espírito Santo, Bi campeã baiana na categoria geral.
Com o bordão “se não for para causar, eu nem vou”, tem cumprido o que sempre promete, voltando com a vitória nas mãos e enchendo de orgulho o esporte brasileiro e baiano.
Suzy Ruas não representa apenas o esporte baiano e brasileiro. Ela representa a zona rural, a caatinga, as mães solteiras, responsáveis por manter a sua casa e seus filhos, a mulher, os corredores de rua, os trabalhadores independentes e micro empreendedores, que lutam diariamente para ter um salário digno e pagar suas contas.
Quer saber mais sobre essa história inspiradora? Ouça a entrevista na íntegra. É o mês da Mulher na Band FM.