
A dívida média em Vitória da Conquista é de R$ 4.668,38, valor 10% superior à média estadual e 17% inferior à média nacional de endividamento. Atualmente, a cidade conta com 124 mil inadimplentes, que devem aproximadamente R$ 588 milhões às instituições financeiras.
Em entrevista ao Jornal Band News desta segunda-feira (31), a educadora financeira, Mona Lisa Santana, destacou os principais motivos do endividamento:
Em modo geral, eu começo falando sobre a falta de educação financeira. Porque quando você tem educação financeira previne muito esse cenário de endividamento. Só que também tem um fator importante. Nesse início de ano, principalmente onde tem as contas altas como IPTU, IPVA, Escola das Crianças. Acaba esse entrando em endividamento também por conta dessas contas. E também outra coisa é quando a pessoa normalmente ela tem ali vive no zero a zero, quando não tem uma reserva de segurança, só tem ali o contado do mês, quando acontece algum imprevisto, acaba se endividando também.”
O Feirão Limpa Nome, realizado pelo Serasa, acontece até esta segunda-feira (31), oferecendo negociações com até 99% de desconto. Para participar, basta acessar os canais oficiais da Serasa, como o site, o aplicativo ou o WhatsApp, e consultar seu CPF gratuitamente, ou ainda se dirigir a qualquer agência dos Correios.
Ela também destaca que, em alguns casos, as parcelas são maiores, facilitando o pagamento:
Não é fazer o acordo por fazer. Não, tem que fazer o acordo e honrar com aquele acordo. Então assim, há ofertas assim que pode dividir até 72 vezes. Então assim, não tem desculpa de verdade. E assim, o importante é que mesmo que a pessoa parcele ela olhe para ver se essa parcele se enquadra no seu orçamento para de fato limpar o nome. E se pagar por PIX pode ter o nome limpar até três minutos mais ou menos.”
Através da educação financeira é possível entender melhor como gerenciar despesas, evitando surpresas no fim do mês. Com isso, é possível manter um orçamento equilibrado, o que gera mais segurança e menos estresse financeiro.
A educadora esclarece também que a educação financeira é saber direcionar os valores para cada gasto:
Eu gosto de trabalhar do orçamento 50, 30, 20, o que seria isso? 50% da sua receita para os gastos essenciais, como moradia, alimentação, transporte. 30% para estilo de vida, então AZ, delivery, porque a educação financeira não é sobre restrição. E 20% para metas financeiras. E o que seria esses 20% para que estão as dívidas, para fazer a sua reserva? Então eu gosto de organizar o orçamento assim.”
O Feirão Serasa Limpa Nome conta com a parceria de diversas empresas, incluindo bancos, financeiras, lojas, operadoras de telecomunicações, universidades, entre outras.
Confira e entrevista completa: