Economia

indíce do BC mostra queda de juros do rotativo

O que aconteceu

O Banco Central criou uma ferramenta para monitorar os juros do rotativo. O BC selecionou para seu acompanhamento uma amostra de 15 instituições financeiras, que representam cerca de 80% desse mercado de crédito, para fornecer informações relativas ao chamado “muro inglês”.

Proposta é mostrar a proporção dos juros cobrados em relação ao valor inicial da dívida. O índice será divulgado mensalmente.

Conforme a Abranet, dados de janeiro deste ano, “já mostram redução das taxas de juros cobradas dos consumidores.” Ainda, segundo a associação, a portabilidade de dívida do cartão, “que dará poder de negociação aos consumidores, com potencial de ser o grande indutor de redução de taxa de juros, aumentando a competição e reduzindo os juros cobrados no rotativo de cartão de maneira estrutural e sustentável, só iniciará em julho próximo.”

A Abranet e seus associados aguardam a mensuração dos dados sobre queda de juros nos próximos meses e principalmente o início da portabilidade de dívida de cartão, que certamente trará efeitos benéficos para os milhões de consumidores que hoje, ao acessarem a linha de rotativo do cartão de crédito, não têm nenhum poder de negociação (só podem tentar negociar com o banco que emitiu seu cartão). Seguimos acompanhando os indicadores e as medidas regulatórias em prol da maior competição e transparência, e em defesa da manutenção e incentivo do poder de compra dos brasileiros.
Nota da Abranet


Fonte da notícia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner