O Mercado Livre, que ultrapassou a Petrobras este ano como a empresa mais valiosa da América Latina, está recorrendo a novas maneiras de atender Dias e outros em seu “ecossistema” online, com ofertas que vão além do crédito e incluem conteúdo digital.
A empresa elevou receita com publicidade digital para 1 bilhão de dólares este ano com acordos de conteúdo com empresas como a Disney. A companhia adicionou centros de distribuição para dar suporte aos vendedores e está usando inteligência artificial para impulsionar seus negócios financeiros e simplificar custos administrativos.
“Acreditamos que temos uma enorme vantagem competitiva pelo fato de termos um ecossistema”, disse o presidente-executivo da empresa, Marcos Galperin, à Reuters em Buenos Aires. “Quando você tem mais financiamento, o comércio eletrônico cresce. E vice-versa.”
Galperin disse que o crescimento do negócio de fintech foi forte, considerando a dura concorrência regional. As receitas de fintech aumentaram quase um terço em relação ao ano passado, segundo dados do segundo trimestre, embora tenham diminuído ligeiramente como porcentagem das vendas gerais. A unidade de crédito cresceu a uma taxa mais rápida, perto de 50%.
“Basicamente, a ideia é dar a cada usuário um banqueiro particular próprio”, disse o executivo. Galperin minimizou preocupações que alguns analistas expressaram sobre inadimplência, dizendo que a grande quantidade de dados que a empresa tem sobre seus usuários reduz esse risco.
“Usamos inteligência artificial, usamos aprendizado de máquina, temos muitas informações entre o Mercado Livre e o Mercado Pago que podemos usar… Temos tantas informações sobre essas pessoas que nos sentimos muito confortáveis em conceder-lhes empréstimos.”