ConquistaBand NewsSaúde

Lung Sudoeste: evento que reúne especialistas no tratamento do câncer de pulmão acontece neste final de semana

Em entrevista ao Jornal Band News, o médico oncologista Leonardo Cunha falou sobre o evento e o tratamento da doença

Vitória da Conquista sedia até o sábado (23) o Lung Sudoeste, no Livramento Palace Hotel. O seminário visa reunir especialistas da oncologia torácica para uma discussão multidisciplinar sobre os avanços e desafios no tratamento do câncer de pulmão.

Para falar sobre o evento, o médico oncologista Leonardo Cunha Costa foi o entrevistado desta sexta-feira (22) no Jornal Band News. Ele também é professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), mestre pela Universidade de Nova Lisboa, pós-graduado em Oncogenética pelo Hospital Albert Einstein.

Leonardo, inicialmente, explicou os objetivos do evento.

Então, um dos objetivos é a gente fortalecer a oncologia torácica no interior. Eu acho que a gente tem bons profissionais, mas eles precisam estar mais unidos e discutir e trocar experiências nesta área aí, para que a gente possa cada vez mais ofertar tratamento de qualidade na nossa região”

Sobre os avanços nos tratamentos que são discutidos no evento, o médico citou a pesquisa genética, para identificar as características do tumor e facilitar o tratamento.

YOUTUBE band fm conquista

Leonardo Cunha falou sobre o cenário atual de Vitória da Conquista no tratamento do câncer de pulmão.

Conquista tem realmente uma estrutura boa, tem bons centros de oncologia clínica, tem bons cirurgiões torácicos… então, a gente acredita que o interior vem forte e Conquista, como o interior de destaque, vem muito forte para oferecer tratamento de qualidade”

De acordo com o médico, 90% dos pacientes com câncer de pulmão desenvolveram a doença por conta do tabagismo. Além disso, ele também falou que a maior dificuldade que os médicos encontram é no diagnóstico.

O câncer de pulmão tende a ser silencioso, geralmente ele vai dar sintomas quando a doença já vai estar mais avançada, então a gente chama muito a atenção que aqueles pacientes que são tabagistas e que não pararam ou pararam há menos de 15 anos, eles devem ser rastreados. Você tem que fazer uma busca ativa, então a gente recomenda que ele procure o profissional de saúde e que ele vá fazer tomografias, que pode ser o exame de rastreio, mesmo ele não sentindo nada pra um diagnóstico precoce do câncer de pulmão.”

Por Matheus Guimarães, sob supervisão

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner