
O “5 de ouros” do Baralho do Crime, Rafael Andrade Miranda, conhecido como Rafa Pony, líder de uma facção criminosa da cidade de Jequié, foi preso na última quarta-feira (30), em São Paulo. Ele é acusado de envolvimento com tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro e corrupção de menores.
Segundo a polícia, ele possuía mandado de prisão em aberto e mantinha conexões com um grupo criminoso de São Paulo. Durante a abordagem, a esposa de Rafael também foi presa por apresentar documentos falsificados, assim como o acusado. A polícia apreendeu com o casal uma pistola, um carregador, munições e drogas.
O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, afirmou que “é com integração, inteligência e investimentos que continuaremos, de forma incessante, atuando contra as facções, buscando líderes, combatendo a lavagem de dinheiro com sequestro de bens, além das apreensões de armas e drogas”.
Ele também informou que, com a prisão de Rafa Pony, a polícia já capturou 19 líderes de facções em 2025 e 170 nos últimos dois anos: “Em pouco mais de dois anos, alcançamos 170 lideranças. Vamos continuar trabalhando com foco e fé na nossa missão.”