Band NewsConquistaSaúde

LABO inaugura PET-CT, uma inovação para a medicina oncológica de Vitória da Conquista

Considerado como ‘Padrão Ouro’, este método é muito utilizado para diagnóstico da população idosa, afirma médico 

O “PET CT” é um exame de diagnóstico por imagem para identificar e monitorar doenças, em especial a patologia de pacientes com câncer e distúrbios neurológicos. Sendo não invasivo e seguro, ele combina a tomografia por emissão de pósitrons (PET) com a tomografia computadorizada (CT). Em Vitória da Conquista, a primeira unidade de PET-CT será inaugurada nesta quarta-feira (9), às 19h, no Hospital São Vicente de Paulo (Santa Casa), pelo LABO.
Além de ser utilizado como fonte de investigação precoce, este método também é indicado durante o tratamento do câncer para controle e planejamento terapêutico. Em entrevista ao Jornal Band News, o médico nuclear Fabiano Torres falou sobre a efetividade deste serviço:
“O paciente oncológico conduzido sem PET e o paciente oncológico conduzido com PET, com a mesma patologia, a gente consegue realmente fazer um tratamento mais eficaz e menos custoso usando o PET. Porque ele consegue mudar a conduta do oncologista em cerca de 20% a 30% dos casos”.
Considerado como Padrão Ouro, o exame também é utilizado para busca de doenças neurológicas e demências. Fabiano destacou também que o método tem auxiliado cada vez mais a população idosa.
“A população brasileira está envelhecendo muito, então o PET atua justamente nas áreas em que a população mais idosa mais precisa. Oncologia, neurologia, cardiologia também tem algumas indicações para se fazer o PET”.
Na Bahia, o exame era realizado apenas na capital. Sabendo da dificuldade para realizá-lo no estado, o LABO trouxe para o interior, visando facilitar o acesso a inovações na saúde e melhorar o tratamento destes pacientes.
Confira a entrevista completa aqui:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner