BahiaPolítica

Ipiaú sedia lançamento do Projeto Parceiros da Mata com investimento de US$ 150 milhões

Investimento histórico impulsiona agricultura familiar e sustentabilidade na Mata Atlântica

O município de Ipiaú foi palco, nesta quinta-feira (20), do lançamento do Projeto Parceiros da Mata, uma iniciativa do Governo da Bahia voltada para fortalecer a agricultura familiar, preservar o meio ambiente e ampliar o acesso à água e saneamento rural. Com um investimento de US$ 150 milhões, o projeto beneficiará 352 mil pessoas em 77 municípios da Mata Atlântica baiana.

Evento reúne autoridades e comunidade local

A cerimônia aconteceu na Praça de Eventos Álvaro Jardim e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, secretários estaduais, prefeitos da região e representantes de instituições financeiras parceiras, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Agricultores familiares e líderes comunitários também participaram, reforçando o interesse da população nas ações do projeto.

O Projeto Parceiros da Mata será executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), contemplando municípios dos territórios Baixo Sul, Litoral Sul, Vale do Jiquiriçá e Médio Rio de Contas.

Impactos positivos para a região

Durante o evento, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do projeto para fortalecer a resiliência das comunidades rurais diante das mudanças climáticas e ampliar o acesso a tecnologias sustentáveis.

Este projeto é um marco para o desenvolvimento sustentável na Bahia. Nosso compromisso é garantir que pequenos produtores tenham mais oportunidades, que a agroecologia seja incentivada e que o acesso à água e ao saneamento rural seja ampliado, especialmente em regiões que enfrentam longos períodos de estiagem”, afirmou.

YOUTUBE band fm conquista
WhatsApp Image 2025 03 20 at 12.53.38 1 scaled band fm conquista
Foto: Pedro Aguiar/ Band Conquista

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro comentou sobre o processo de criação do projeto, dizendo: “Nós elaboramos esse projeto em 2 anos, passamos por um processo longo de escuta, de diálogo, de trazer para a realidade local. A partir disso, concebemos o Projeto Parceiros da Mata. E, com esse cenário, fica mais fácil ir ao encontro dessas comunidades para executar os projetos.”

Já o Secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, enfatizou o foco do projeto na inclusão social.

O Parceiros da Mata vai beneficiar mulheres, jovens e povos tradicionais, oferecendo capacitação e incentivo para melhorar sua produção e renda”, explicou.

A Prefeita de Ipiaú, Laryssa Dias (PP), celebrou a escolha da cidade para sediar o lançamento e destacou os impactos positivos da iniciativa.

É uma felicidade muito grande receber o governador com sua comitiva, principalmente pela pauta que é o projeto Parceiros da Mata, fortalecer a Mata Atlântica, fortalecer a agricultura, fortalecer nosso homem do campo, através de recursos, cursos de qualificação, a Bahiater e a CAR estão nos apoiando. Só tenho a agradecer ao governador por essa iniciativa, estamos aqui não apenas para receber, mas para trabalhar também.”

Projeto de proteção ambiental e geração de renda

Para esclarecer mais sobre as prioridades do projeto, o governador Jerônimo Rodrigues detalhou os objetivos principais. Ele destacou que, embora o nome do projeto se refira à Mata Atlântica, seu foco está diretamente nas comunidades. O objetivo é promover uma proteção da mata e recuperação ambiental, especialmente nas áreas de mata ciliar.

Um dos temas principais do projeto é a proteção da mata. Quando falamos de Mata Atlântica, o projeto está realmente na comunidade. Na Fazenda do Povo, por exemplo, a comunidade precisa olhar para o ambiente dela. A partir daí, vamos realizar a recuperação da mata ciliar e fortalecer plantas que já foram dizimadas da nossa cultura”, explicou o governador.

Além disso, o governador falou sobre a geração de renda como uma das metas do projeto. Cada comunidade receberá um plano personalizado para atender às suas necessidades.

Em cada comunidade, por exemplo, com 20 ou 30 famílias, vamos desenvolver um plano específico. O projeto vai melhorar a capacitação das comunidades, trazendo máquinas que ajudem na produção e até mesmo espécies de animais para melhorar a produção de leite e ovos. Vamos começar com 600 comunidades, e cada uma terá autonomia para dizer o que precisa e o que podemos fazer para ajudá-las”, completou.

Investimentos na saúde de Ipiaú

Durante o evento, o governador também anunciou recursos para Ipiaú com foco na área da saúde. Ele destacou melhorias nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), aquisição de tomógrafo e ações voltadas ao acompanhamento e tratamento de pessoas autistas e com deficiência, que fazem parte do projeto Mãe Bahia, voltado para a assistência materna e infantil.

Vamos trazer recursos para Ipiaú para fortalecer a saúde da cidade, com investimentos nas UBSs, aquisição de tomógrafo e apoio contínuo para pessoas autistas e com deficiência. O projeto Mãe Bahia está focado na melhoria das condições de maternidade e no cuidado à saúde de mães e filhos”, anunciou o governador.

Perspectivas para os próximos anos

O lançamento do Projeto Parceiros da Mata representa um passo estratégico para consolidar a Bahia como referência em desenvolvimento rural sustentável. Nos próximos anos, espera-se que as ações do programa resultem em maior produtividade agrícola, recuperação ambiental e inclusão socioprodutiva para milhares de famílias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner