Interior sofre com os maiores problemas do judiciário baiano, afirma presidente da OAB-BA

Em entrevista ao Jornal Band News, a advogada Daniela Borges, falou sobre a atuação da OAB-BA no interior do estado

A presidente da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) e candidata à reeleição, advogada Daniela Borges, defende que a Justiça preste um atendimento de melhor qualidade aos moradores e advogados do interior.

Em entrevista à edição de sexta-feira do Jornal Band News, a presidente falou da importância da atuação da OAB-BA no interior do estado.

Essa nossa atuação em prol de uma melhor prestação jurisdicional, ela é importante para a advocacia do interior. Então a gente tem esse compromisso de atuar no visível e no invisível. E nós vamos avançar ainda mais, aumentando o número de salas, chegando junto a advocacia do interior. A gente tem uma meta: toda vara do estado da Bahia da justiça comum precisa ter um Juiz, a sociedade baiana precisa e merece isso, a advocacia baiana também. Então a gente vai trabalhar arduamente nos próximos três anos para ter Juiz em todas as comarcas, servidores e um processo que ande“

De acordo com Daniela Borges, a OAB-BA tem feito um trabalho de fortalecimento da advocacia no interior do estado, possuindo mais de 240 salas.

A OAB tem como função atuar em prol da efetividade da nossa constituição, dos direitos fundamentais e nós dialogamos muito com a sociedade civil. Além disso, todas as lutas da OAB, na defesa da valorização da advocacia, também contribuem para o fortalecimento do sistema de justiça e para garantia da defesa dos direitos dos cidadãos“

A advogada também falou do posicionamento da OAB em relação à definição do Conselho Nacional de Justiça de que qualquer processo pode ser julgado no plenário virtual.

Nós já estamos atuando. Inclusive, com todo o sistema OAB, todas as seccionais e OAB nacional contra essa decisão. A gente tem a força da advocacia, somos hoje, no Brasil, mais de um milhão de advogados, e, sobretudo, essa união do sistema OAB. Todas as seccionais, lideradas na OAB nacional, por Beto Simonetti, fazendo o enfrentamento desse tema“

Ela ainda acrescentou:

“Eu acho que a gente tem que usar o que vem de bom da tecnologia, mas a possibilidade do advogado pedir para o processo sair do plenário virtual é algo que a gente vai defender sempre”

O processo de eleição para presidente da OAB da subseção de Vitória da Conquista, de acordo com Daniela, aconteceu como todos em todas as outras eleições instituídas em razão de renúncia ou morte. Ela também acrescentou que “é muito importante observar que nós como representantes da OAB estamos restritos à lei. E a lei diz que, dentro do sistema da OAB, a vacância dos cargos prevê, imediatamente, a eleição pelo conselho pleno”.

Wendel foi eleito legitimamente, devidamente pelo conselho pleno da OAB da Bahia nos termos da lei“

Durante a tarde desta sexta-feira (25) Daniela fez visitas a colegas advogados para discutir e ouvir propostas. A noite, ela esteve no Olímpia para o lançamento da sua chapa “União pela Advocacia” na seccional de Salvador e também da chapa da subseção de Vitória da Conquista, com Wendel e Rosana.

Confira a entrevista completa:

https://bandconquista.com.br/storage/2024/10/ENTREVISTA-ADVOGADA-DANIELA-BORGES-25-10-24.mp3?_=1

 

Por Matheus Guimarães, sob supervisão

Sair da versão mobile