ViagemTecnologia

Instituto Brasil África realiza capacitação de jovens angolanos na produção de cacau

O programa, que promove o intercâmbio de conhecimentos e aproxima experiências entre países do Sul Global, já capacitou mais de 4 mil jovens em áreas estratégicas nas quais o Brasil é referência.

A nova edição do Youth Technical Training Program (YTTP) teve início na última segunda-feira (7), em Ilhéus, promovida pelo Instituto Brasil África (IBRAF). As atividades estão sendo realizadas nas instalações da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e da Biofábrica da Bahia.

Além das aulas teóricas, os participantes também passam por treinamentos práticos em propriedades rurais e na própria Biofábrica.

A iniciativa reúne cerca de 50 jovens angolanos em uma capacitação intensiva de duas semanas, com foco na modernização da cadeia produtiva do cacau em Angola.

Em entrevista ao Jornal Band News desta terça-feira (15), o fundador e presidente do Instituto Brasil África, João Bosco, destacou a retomada das relações entre o Brasil e o continente africano:

O Brasil voltou a falar com a África e a África tem muito gosto em conversar com o Brasil, identificar oportunidades, eu costumo dizer que aquilo que deu certo no Brasil pode dar certo no continente africano. Claro que nós precisamos respeitar as idiosincrasias, as singularidades de cada país. Nesse momento, como você mesmo disse, nós recebemos um grupo bastante importante de jovens angolanos que vem para o Brasil, precisamente para a Bahia, aprender sobre técnicas, manejos, experiências na cadeia produtiva do cacau.”

YOUTUBE band fm conquista

O presidente também destacou o processo de seleção dos jovens que participam do programa:

A seleção que nós fazemos é sempre em parceria com os nossos amigos e parceiros locais. Quando eu digo locais nos países onde esses jovens residem, onde eles são nacionais. No caso de Angola o governo é um país parceiro, através do Ministério de Relações Exteriores e do Ministério de Agricultura. É importante frisar que esse programa de que tem uma capacitação de quinze dias, ele não se esgota em apenas quinze dias de permanência no Brasil. Esse jovem já tem conhecimento na área, eles não são neófitos, não são desconhecedores, ao contrário, isso é um dos critérios nosso, da seleção, eles vêm para o Brasil, recebem o conhecimento e quando voltam são acompanhados por nós, mas também pelos parceiros locais.”

O YTTP é uma das principais iniciativas do Instituto Brasil África voltadas ao fortalecimento da juventude africana. O programa promove o intercâmbio de conhecimentos e aproxima experiências entre países do Sul Global. Desde sua criação, em 2017, mais de 4 mil jovens já foram capacitados em áreas estratégicas nas quais o Brasil é referência.

Os resultados dessa edição nós não veremos amanhã, precisaremos ter a paciência histórica pra receber, pra vermos o resultado, mas as nossas experiências passadas de outras programações que iniciaram como eu falei em 2017 já demonstraram diversos bons resultados.”, afirma João Bosco

Confira a entrevista completa:

Por Amanda Motta, sob supervisão

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner