
Na tarde desta segunda-feira (14), os profissionais do Hospital Afrânio Peixoto (HAP) participaram de uma ação de sensibilização conduzida pela enfermeira Rafaella Frota. A iniciativa teve como objetivo capacitar a equipe para o atendimento de pacientes com Epidermólise Bolhosa (EB).
O novo ambulatório, que será inaugurado nesta quarta-feira (16), passará a ser o serviço de referência para o tratamento da doença na região.
Com a transferência desses pacientes para o Afrânio Peixoto, o Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) passará a oferecer uma estrutura multidisciplinar, com serviços como avaliação de lesões, aplicação de curativos, prescrição de suplementos nutricionais e acompanhamento psicológico e social.
Como a maioria dos pacientes é composta por crianças, o atendimento contará também com suporte de pediatria especializada.
O serviço funcionará de forma ambulatorial, com realização de exames no próprio local e encaminhamento para internação quando necessário. Atualmente, 39 pacientes estão em processo de transição do Centro Universitário de Atenção à Saúde (CEUAS) para o HAP. Novos casos serão regulados pelas secretarias municipais de saúde, conforme a cidade de origem do paciente.
Por Amanda Motta, sob supervisão