Um homem fez quatro pessoas de reféns nesta quinta-feira (19) na loja Evolution Phone na Galeria Panvicon Center, no centro de Vitória da Conquista.
De acordo com informações apuradas pela equipe da Band Conquista no local, o suspeito, identificado como Natanael Santos da Silva, entrou armado na loja por volta das 11h.
Dos quatro reféns, um homem, que é gerente da loja, foi liberado logo cedo, e as outras três reféns, uma era uma cliente e duas eram funcionárias da loja, identificadas como Francielle e Letícia. Todas as três foram baleadas.
O suspeito iniciou uma live no Instagram da loja, onde mostra o seu rosto e das duas funcionárias. Letícia aparece caída ao chão e falando “eu estou morrendo”.
A Polícia Militar isolou o local que contou ainda com a presença da Polícia Civil, da Gaeco, do Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros e de equipes do Samu. Familiares do suspeito e das reféns também estiveram no local, do lado de fora, aguardando pelo desfecho do caso.
O Comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), Paulo Henrique Rocha Guimarães, esteve no local para negociações com o suspeito, que se prolongaram até às 16h, quando o suspeito se entregou. Ele foi encaminhado para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).
O comandante concedeu uma entrevista coletiva logo após o desfecho do caso, em que falou da situação das vítimas e também sobre o suspeito.
A gente está com três recrutas dentro do estabelecimento comercial. Nós procuramos negociar imediatamente. O comando da corporação procurou dar todo o apoio necessário, dispensar todo o aparato de gerenciador de crise, negociação, para que a gente pudesse terminar essa operação sem vítimas fatais, graças a Deus. Agora a gente tem que esperar no desenvolvimento dessas pessoas que foram atingidas, foram vitimadas com disparos de arma de fogo. Que Deus ajude com as condições mais graves com elas. A informação que nós tivemos é que ele passou oito anos preso. Foi solto a ser feiticeiro há sete meses. E é usuário de drogas. Faz uso de cocaína. Certamente deve ter feito um nível de alguma substância entorpecente antes de fazer essa atrocidade aqui no centro da cidade. “
As reféns saíram logo em seguida, encaminhadas para o Hospital Geral de Vitória da Conquista em ambulâncias do Samu. Letícia recebeu os primeiros socorros no local, com transfusão de sangue e cilindro de oxigênio. As outras duas também saíram do local em maca.
A loja emitiu uma nota em seu Instagram sobre o estado de saúde das vítimas:
As colaboradoras Francielle e Letícia não correm risco de vida, assim como a cliente que estava com elas. Graças a Deus elas estão bem! Equipe Evolution Phone agradece todos pelo apoio.”
Segundo informações da PM, não se tem maiores detalhes sobre o estado de saúde, além do que foi publicado pela loja.
Por Matheus Guimarães, Amanda Motta e Jackson Mendes