A cidade de Guanambi celebra nesta quarta-feira (14) os 105 anos de emancipação política. Em entrevista no Jornal BandNews, a pesquisadora e empresária Doris Fraga ressaltou a importância da terra natal dela para o cenário do sertão baiano e destacou detalhes sobre a criação de um documentário que vai contar a história do município e de seu povo, em uma justa homenagem pela passagem do aniversário de sua cidade.
Uma breve descrição da obra indica que “relatos, imagens históricas, fotografias antigas, mapas e documentos nunca antes revelados trazem nuances da história da cidade tendo como pano de fundo a Casa de Dona Dedé, um memorial arquitetônico que pode trazer aspectos muito curiosos interessantes da cidade”.
Sabendo que não havia documentação sobre a fundação de Guanambi, Doris decidiu unir documentos de sua família com anos de pesquisa para compreender as questões que envolvem o desenvolvimento da comunidade local. A pesquisadora contou sobre as dificuldades enfrentadas para realizar as pesquisas, o que resultou em seis anos de muito trabalho: “Tive muitos desafios, principalmente na busca sobre as pessoas históricas relacionadas à cidade.”, disse ela.
Em parceria com Ricardo Carvalho, historiador e diretor da produtora Escritório do Pensamento, Doris recebeu apoio e direcionamento para desenvolver o documentário. De acordo com a pesquisadora, a cidade de Guanambi foi de grande importância durante o processo de colonização do Brasil, sendo considerada uma “joia da coroa portuguesa”, o que inspirou o nome do documentário. Na entrevista, Doris relacionou a história de Guanambi com a atualidade, enfatizando que a cidade tem como principal característica acolher os visitantes: “Guanambi deixa, tipo assim, um pontinho de saudade em cada uma dessas pessoas.”, concluiu.
O filme estará disponível em breve para que a população de Guanambi e, em especial, os estudantes da cidade possam ter acesso a esse valiosíssimo legado.
De acordo com o Censo Demográfico do Brasil de 2022 (IBGE), Guanambi tem 87.817 habitantes. O município foi fundado em 23 de junho de 1880 (144 anos) e a emancipação política ocorreu em 14 de agosto de 1919 (104 anos).
Confira a entrevista completa:
Por Amanda Motta