Governo envia para Alba proposta de criação da ‘Bahia Filmes’

A iniciativa é a primeira empresa estadual do audiovisual brasileira

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (8) na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues, a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, a presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, e o Secretário de Cultura do estado, Bruno Monteiro, entregaram à mesa diretora da Casa o projeto de lei que prevê a criação da “Bahia Filmes”, primeira empresa estadual do audiovisual brasileira.

O objetivo da companhia é promover o desenvolvimento socioeconômico, artístico, cultural, científico, tecnológico e inovador da atividade audiovisual da Bahia.

Segundo o projeto, no formato de economia mista, a empresa vai ajudar a preservar a memória e fortalecer a identidade do povo baiano por meio do cinema e audiovisual estadual.

Após aprovação do projeto de lei, a “Bahia Filmes” poderá atuar na capitação de recursos externos, a distribuição de filmes em salas de cinema, canais de TV e streaming, na operação de salas públicas de cinemas, na atração de filmagens de produtoras fora da Bahia e também na estruturação de novos negócios do projeto.

O projeto vai receber investimento privado a partir do Fundo Setorial do Audiovisual e Leis de Incentivo ao setor e vai captar recursos na Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Sair da versão mobile