BahiaBand CidadeBand NewsPolítica

Governo do Estado oficializa o Caruru de São Cosme e São Damião como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia

O decreto foi assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues e publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado

O Governo da Bahia oficializa o Caruru de São Cosme e São Damião como Patrimônio Cultural Imaterial do estado. O decreto foi assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues e publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado. O título foi entregue pelo secretário de Cultura, Bruno Monteiro, durante o I Seminário de Patrimônio Imaterial, Reconstruindo Memórias, no Museu da Artes da Bahia, em Salvador.

O Conselho Estadual de Cultura aprovou por unanimidade o Registro Especial, em plenária realizada no dia 19 de setembro, a ser inscrito no Livro de Registro Especial dos Eventos e Celebrações e no Livro do Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer. Os estudos para o registro foram realizados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado.

São Cosme e Damião, os santos gêmeos da igreja católica, ganharam especial aspecto na cultura afro-brasileira e afro-baiana ao encontrarem correspondência com o culto aos Ibejis, divindades gêmeas das religiões afro-brasileiras. As celebrações acontecem no dia 27 de setembro, com o tradicional caruru.

Por Matheus Guimarães, sob supervisão

YOUTUBE band fm conquista

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo