Tecnologia

Governo do CE recua e muda local de usina que ameaçaria cabos de internet

Segundo apurou a coluna, após o imbróglio, que envolvia ameaças das teles de deixarem o local e uma negativa da Anatel para a obra, o governador Elmano de Freitas (PT) assumiu à frente do caso e começou a articular com o setor diretamente.

Mapa mostra cabos submarinos na costa do Brasil
Mapa mostra cabos submarinos na costa do Brasil Imagem: Telegeogrpahy/Submarinecablemap.com

Inicialmente, Elmano defendeu a obra no local onde ela foi inicialmente anunciada e criticou as teles, afirmando que elas queriam a “exclusividade” da praia do Futuro.

A questão é que todos os estudos técnicos que fizemos por mais de dois anos são claros que não há nenhum risco aos cabos. O que não é possível é que as empresas donas dos cabos de internet queiram ser donas da praia do Futuro. Isso não é razoável. A praia do Futuro é do povo do Ceará, do povo de Fortaleza.
Elmano de Freitas, em fala em novembro do ano passado

No local onde ficaria a usina, o governo do estado vai construir um centro tecnológico, que deve ser anunciado oficialmente em Brasília na próxima sexta-feira (14), em um encontro com autoridades do Ministério das Comunicações e setor de teles.

A ideia do governo foi unir o útil ao agradável: além de encerrar a disputa, o local do centro poderá aproveitar a super velocidade da internet que chega ao local para atrair empresas de tecnologia e startups.




Fonte da notícia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner