A Neoenergia Coelba realiza uma operação especial nos preparativos para o Festival de Inverno Bahia (FIB), o maior festival de interior do Norte e Nordeste. Além das ações preventivas, a companhia está reforçando a equipe para evitar possíveis intercorrências durante o evento.
O gerente de Operações da Neoenergia Coelba em Vitória da Conquista, Vinícius Dutra, mencionou em entrevista ao Jornal Band News que a operação incluiu a alteração da fiação do Parque de Exposições. A fiação aérea foi retirada e substituída por redes de baixa tensão. Além disso, houve alteração no ponto de conexão com o parque. “Estamos fazendo um trabalho muito robusto de ações preventivas no sistema elétrico e atuações também no período do evento”.
Além das ações preventivas para o FIB, a Neoenergia Coelba implementou um plano de manutenção preventiva que abrange bares, hotéis e outras festas na cidade.
A Unidade Móvel Educativa, parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora e regulado pela Aneel, está circulando pela cidade desde terça-feira, visitando algumas escolas e distribuindo brindes. Durante o festival, o veículo estará estacionado após a entrada principal, funcionando das 19h às 22h, na sexta-feira (23) e no sábado (24), e até às 21h no domingo (25).
Na entrevista, Vinícius Dutra também comentou que a tecnologia tem auxiliado o trabalho da Neoenergia Coelba. Através do sistema Self Healing, os religadores instalados nos postes realizam manobras para reduzir a carga, eliminando a necessidade da presença da equipe técnica.
A edição de 2024 do Festival de Inverno conta com o patrocínio da Neoenergia Coelba. Esse apoio está ligado a iniciativas de sustentabilidade e incentivo à cultura e economia local. No ano passado, a distribuidora contribuiu para a volta do tradicional Festival Morro de São Paulo e continuará apoiando-o em 2024.
Além do FIB, a Neoenergia Coelba tem parcerias estratégicas com viés sustentável com os festivais Rock in Rio e The Town, organizados pela Rock World. Essas colaborações promovem soluções para a descarbonização dos eventos.
Por Amanda Motta