Tecnologia

Fabricantes de painéis solares da China buscam apoio do governo ante queda de preços

Entretanto, como a queda nos preços não tem fim à vista, as autoridades e os analistas do setor disseram que a concorrência intensa estava ameaçando levar os pequenos produtores à falência. O rápido aumento da capacidade fez com que os preços dos painéis solares acabados da China caíssem 42% no ano passado.

“Sobreviver – esse é o objetivo”, disse Li Gang, presidente do Seraphim Energy Group, na conferência International Solar Photovoltaic and Smart Energy na terça-feira.

Entre junho de 2023 e fevereiro de 2024, pelo menos oito empresas cancelaram ou suspenderam mais de 59 GW de nova capacidade de produção, o equivalente a 6,9% da capacidade total de produção de painéis acabados da China em 2023, de acordo com a Associação da Indústria Fotovoltaica da China (CPIA).

“Precisamos unir nossas forças para evitar o investimento excessivo”, disse Gao Jifan, presidente-executivo da Trina Solar e presidente honorário da CPIA, na conferência.

Gao solicitou a regulamentação governamental de novos investimentos no setor para o país evitar mais perdas, enquanto o presidente da SiNeng Electric, Duan Yuhe, pediu a intervenção do planejador estatal chinês.

Gongshan Zhu, presidente da Associação Asiática do Setor Fotovoltaico, advertiu as novas empresas contra a entrada precipitada no setor, dizendo que os lucros do setor caíram 70% devido ao excesso de capacidade e ao recuo dos preços, enquanto as exportações estão sendo restringidas por barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos.




Fonte da notícia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner