ConquistaPolítica

Escândalo da saúde em Vitória da Conquista: CPI pode ser instaurada após Operação Dropout revelar desvio de recursos públicos na pandemia

Oposição quer esclarecer os crimes que teriam sido cometidos em 2020, conforme investigações da PF

Os vereadores do PT, PCdoB, MDB e Podemos lideram um movimento da oposição na Câmara Municipal de Vitória da Conquista que busca realizar uma auditoria na Secretaria de Saúde do município. Os políticos afirmam que há uma resistência da base da atual prefeita Sheila Lemos (União Brasil).

A proposta de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) surge após a Operação Dropout, da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, que investiga uma organização criminosa envolvida no desvio de recursos públicos da Secretaria de Saúde durante a pandemia.

Os crimes, ocorridos em 2020, envolviam dispensas de licitação para a compra de testes de detecção da Covid-19. As investigações revelaram que os processos licitatórios suspeitos totalizavam R$ 2.030.000,00.

A vereadora Viviane Sampaio (PT), falou sobre a instalação da CPI:

“Esse momento é muito importante para a sociedade de Vitória da Conquista, não é só para a Câmara de Vereadores, não é só para os sete vereadores até neste momento, mas é uma resposta do trabalho que é obrigação do Legislativo Municipal, a função do Legislativo além de outras é fiscalizar especialmente diante de denúncias tão negativas, como desvio de recursos públicos da saúde, em Vitória da Conquista. A CPI é uma questão regimental, que está no regimento interno da Câmara, então é possível ser feita e deve ser feita. ”

O vereador Alexandre Xandó (PT), que também lidera o movimento, falou sobre a movimentação histórica para a averiguar dos possíveis casos de corrupção e omissão da prefeitura.

“Vamos protocolar nesse exato momento junto à Câmara de Vereadores e o regimento interno prevê que deve ser colocado na pauta da próxima sessão, que será na próxima quarta-feira (15). Não há necessidade de votação, que a gente espera que o presidente da Câmara receba e respeite os vereadores, que não crie embaraços, que não crie problemas de não colocar na pauta, que a gente espera que a prefeitura não judicialize essa CPI. ”

O vereador Valdemir Dias (PT), também foi ouvido e se diz satisfeito pela abertura do inquérito, para haver uma investigação e para que seja elucidada a situação da saúde em Vitória da Conquista.

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner