EconomiaBahia

Empreendedorismo feminino cresce na Bahia com 625 mil microempreendedoras

44,6% dos MEIs baianos são liderados por mulheres, mas acesso a crédito ainda é desafio

O empreendedorismo feminino tem ganhado destaque na Bahia, com 625 mil mulheres à frente de seus próprios negócios. Apesar dos avanços, os desafios relacionados ao acesso a crédito, à capacitação profissional e ao equilíbrio entre vida pessoal e empresarial continuam sendo barreiras .

De acordo com dados do Ministério do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, a Bahia ocupa o quarto maior percentual de microempreendedores individuais (MEI) do Nordeste, com 44,6% sendo mulheres. Esse dado reforça a crescente presença feminina no setor empresarial do estado.

Embora o número de mulheres empreendedoras continue crescendo, muitas ainda enfrentam dificuldades para acessar crédito e financiamento. Para mudar esse cenário, diversas instituições financeiras têm criado iniciativas voltadas para o público feminino, com o objetivo de proporcionar mais igualdade de oportunidades.

Em 2024, uma cooperativa direcionou mais de R$ 14 bilhões em crédito para empresas comandadas por mulheres, encerrando o ano com uma carteira de R$ 16 bilhões.

Por Amanda Motta, sob supervisão

YOUTUBE band fm conquista

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner