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Destaque na última edição do Ideb, Dom Basílio tem 98% das salas de aula climatizadas

A cidade de Dom Basílio, no sudoeste da Bahia, se destacou no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O município alcançou o maior índice na rede pública nos anos finais do Ensino Fundamental, com nota de 6,3, praticamente dobrando o índice anterior, que foi de 3,5, em 2021.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Dom Basílio
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Dom Basílio

Em entrevista à Band FM, a secretária de Educação de Dom Basílio, Jilmara Lima, disse que a cidade recebeu com muita satisfação e alegria o resultado do Ideb, mas que, mesmo com estes resultados, o trabalho não para.

Dom Basílio, na semana anterior, recebeu com muita satisfação e muita alegria o resultado do Ideb e as nossas colocações, e nem por isso que a gente pode parar. Tivemos um trabalho muito valoroso para alcançar este resultado, mas as ações continuam“.

O município conta com 13 mil habitantes, tendo 417 profissionais atuando na área da Educação, 2.039 alunos distribuídos em nove escolas. De acordo com a secretária, todas elas estão reformadas, tendo 98% de sua estrutura climatizada, para ofertar melhor qualidade de ensino para seus alunos.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Dom Basílio
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Dom Basílio

Jilmara destacou as ações como motivo para a melhoria da Educação no município. Dentre elas estão a recuperação de aprendizagem, ações de reforço escolar, o atendimento especializado, a formação continuada dos professores, o investimento e manutenção das estruturas físicas das escolas e o atendimento da ampliação dos espaços para a escola de tempo integral.

Ela contou que em 2018 foi iniciado o processo de nucleação educacional, o primeiro passo para conseguir monitorar o rendimento de cada aluno com maior eficiência e eficácia, para, assim, trabalhar as dificuldades que eles apresentam.

Além disso, a formação continuada e planejamento pedagógico, com assistência dos coordenadores, conta com um trabalho voltado para as sequências didáticas, que se atenta para as habilidades dos alunos que precisam de maior atenção. Após análise dos resultados, criam-se estratégias para recuperação para essas habilidades que os alunos que não obtiveram um bom resultado, com o uso do reforço escolar.

Após essa etapa, é feita uma nova análise para verificar a evolução do aluno e a eficácia do método utilizado.
Ela ainda ressaltou que, para gerenciar a secretaria de Educação é preciso planejamento, organização, liderança, controlar recursos e ser ordenador de despesas”.

Por Matheus Guimarães

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