Uma ação da Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira (15) cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador e Santa Luz, na Bahia. Um deputado estadual, que não teve a identidade divulgada, está entre os alvos da 2ª fase da “Operação Santa Rota”.
A PF informou que a operação, em parceria com a Controladoria-geral da União (CGU), apura fraude à licitação realizada pela prefeitura de Santaluz para contratar empresa que prestaria o serviço de transporte escolar.
Na primeira fase, a operação revelou um esquema entre companhias participantes do pregão eletrônico. Também foram identificadas manobras realizadas pela pregoeira para inabilitar outras empresas não integrantes da fraude, para direcionar a contratação à companhia “vencedora” da licitação.
A investigação apontou o superfaturamento na execução do contrato e participação e recebimento de vantagens indevidas pelos servidores públicos envolvidos na contratação.
Após vencer a licitação, a empresa passou a criar rotas “fantasmas” e terceirizar o serviço para o qual foi contratada, inclusive utilizando veículos da prefeitura da cidade.