No debate promovido pela Band na noite desta quarta-feira (18), os candidatos à prefeitura de Vitória da Conquista, Marcos Adriano, Sheila Lemos e Waldenor Pereira confrontaram suas ideias e discutiram propostas para o futuro do município. O evento, realizado no Teatro do Colégio Sacramentinas, contou com a presença de profissionais de comunicação, que questionaram os candidatos sobre temas essenciais para a cidade, proporcionando um confronto direto entre os postulantes ao cargo.
Após o debate, a reportagem da Band ouviu as impressões dos candidatos, que foram unânimes ao destacar que o debate foi uma oportunidade positiva para o confronto de ideias e propostas, permitindo que o eleitorado tivesse uma visão mais clara sobre cada candidatura. Todos ressaltaram a importância de eventos como esse para o fortalecimento da democracia e do debate público.
Marcos Adriano (Avante) afirmou: “Muito legal a iniciativa da Band. Eu acho que foi interessante, percebi uma audiência muito grande e acho que o pessoal pode analisar quais são as propostas, quem está preparado e quem não está para administrar a cidade de Vitória da Conquista. Acredito que uma iniciativa como essa gera um grande fruto para a democracia, e que a cidade pôde perceber e verificar os números reais, saindo um pouco do que é apresentado nos programas eleitorais.”
Waldenor Pereira (PT) também avaliou positivamente o evento: “Olha, eu faço uma avaliação muito positiva, porque o debate permite o esclarecimento e a formação do eleitor no processo de escolha. Costumamos dizer que quem ganha ou perde a eleição não é o candidato, mas o eleitor, quando faz sua escolha. Por isso, o debate ajuda no esclarecimento das propostas, permitindo que o eleitor conheça melhor a trajetória dos candidatos, sua experiência, qualificação e competência para o exercício da função. Parabenizo a rádio Bandeirantes e o Colégio Sacramentinas pela iniciativa, que prestam um relevante serviço à democracia do nosso município.”
Sheila Lemos (União Brasil), por sua vez, afirmou: “Quero parabenizar a Band pela iniciativa, parabenizar o Colégio Sacramentinas, e dizer que é uma oportunidade ímpar para levarmos nossas propostas a todo o eleitorado de Vitória da Conquista. O bom do debate é que podemos comparar as propostas, ver quem tem propostas viáveis para o município e quem só lança ideias ao vento. É muito importante que o eleitor preste atenção nas propostas de todos os candidatos, analise bem e tenha certeza de sua escolha. O eleitorado de Vitória da Conquista é politizado e vai saber escolher a melhor proposta no dia 6 de outubro.”
A direção da Band Conquista informou que, 30 minutos antes do início do evento, recebeu um comunicado oficial de que a candidata à prefeitura, Lúcia Rocha (MDB), não participaria do debate promovido pela emissora. A nota divulgada pela coligação da candidata foi a seguinte:
“A Coligação A Mãe Tá On decidiu que a candidata Lúcia Rocha não deve participar do debate desta quarta-feira (18/09), organizado pelo Grupo Band, até que seja concluído o julgamento da candidatura da Coligação Conquista Segue Avançando. Em tempo, ressaltamos nosso profundo respeito pela democracia, pela emissora, pelo papel social da imprensa e, sobretudo, pela população de Vitória da Conquista. A Coligação A Mãe Tá On agradece o convite e lamenta que este ocorra em um momento tão delicado. Esperamos que tudo isso se resolva o mais breve possível, para que o processo eleitoral possa acontecer de maneira transparente, com candidatos que realmente poderão participar do pleito.”
Por Ana Carolina Bastos e Matheus Guimarães