‘De volta para o futuro’: PF cumpre 17 mandados contra fraudes previdenciárias


A “Operação De volta Para o Futuro” cumpre nesta terça-feira (3) 13 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva contra um grupo criminoso que fraudava benefícios previdenciários vinculados à Agência da Previdência Social na cidade de Itaberaba, na Chapada Diamantina, Bahia.
Segundo a Polícia Federal (PF), além do próprio município, as medidas da operação são cumpridas em Feira de Santana e Salvador.
Em nota, a PF informou que as investigações começaram há cerca de seis meses, quando foi identificada a concessão de diversos benefícios previdenciários a partir da inclusão de vínculos trabalhistas falsos para justificar a concessão de aposentadorias, urbanas e rurais.
As apurações indicam que duas servidoras da agência do INSS participaram do esquema. Ficou constatado que diversos parentes e pessoas ligadas às servidoras públicas eram beneficiários do esquema de concessão fraudulenta de benefícios. Outras pessoas atuavam como intermediários, indicando pessoas para que as servidoras gerassem os benefícios fraudulentos e repartindo os lucros.
Segundo levantamento da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária, o valor já desviado seria superior a R$ 9 milhões. Já o prejuízo evitado (valores que seriam pagos caso não houvesse a desarticulação do grupo criminoso) está calculado em mais de R$ 24 milhões.