Conquista lidera ranking de mortes por dengue

Casos notificados segue em alta na cidade

Segundo o último relatório da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Vitória da Conquista lidera o número de óbitos por dengue, totalizando dez mortes, o que representa quase 22% do total de confirmações da Bahia. Salvador e Feira de Santana ocupam a segunda e terceira posições em números de casos prováveis, com 6.168 e 5.076 registros, respectivamente. Feira de Santana ainda registra três óbitos, somando, desta forma, quase 30% das mortes quando acrescido aos registros de Vitória da Conquista.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, na segunda-feira (15), o boletim das arboviroses da 15ª semana epidemiológica (de 1º de janeiro a 15 de abril), que contabiliza o total de 23.467 notificações suspeitas de dengue, com 7.852 casos confirmados.

De acordo com a assessoria do Hospital Geral de Vitória da Conquista, de 1º de janeiro até 13 de abril, foram contabilizadas 4.591 notificações de arboviroses na Unidade de Pronto Atendimento de Vitória da Conquista.

De 7 até dia 13 de abril consta com 462 notificações de casos de arboviroses na Unidade de Pronto Atendimento. Já o número de internamentos por Dengue em UTI no Hospital Geral de Vitória da Conquista, de 1º de janeiro a 16 de abril, foram 43, esse número envolve pacientes com suspeita de dengue e com casos confirmados.

Os óbitos de oito moradores do município tiveram confirmação para dengue grave, três foram descartados e 25 estão em investigação na Câmara Técnica de Óbito do Estado.

Ao todo são 110 pessoas estão internadas em unidades hospitalares recebendo tratamento médico.

Também foram registrados 2.261 casos notificados por suspeita de chikungunya, com 44 confirmados; além de 1.145 notificações de zika, com um caso confirmado.

Vale ressaltar que Feira de Santana possui três Unidades de Pronto Atendimento, sendo uma estadual e duas municipais, Salvador conta com 11 UPAs municipais e Vitória da Conquista consta com apenas uma UPA estadual de porte III.

O Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da vacinação contra a dengue, para evitar perdas de estoques de vacinas que estão vencendo. O público preferencial para ser vacinado são crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. As doses têm validade até 30 de abril. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), seguindo a orientação do Ministério da Saúde, ampliou, nesta quinta-feira (18), a vacinação contra a dengue para o público alvo, crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, enquanto durar o estoque, para aproveitar das sobras das doses que já estão próximas da data de vencimento em 30 de abril.

Cerca de 650 doses ainda estão disponíveis em 11 unidades de saúde, pela manhã e a vacinação será feita até o fim do estoque. As UBS disponíveis para vacinação, são: UBS Régis Pacheco (Centro), USF Jardim Valéria I e II, USF Campinhos, USF Nossa Sra. Aparecida, USF Bruno Bacelar, USF Nelson Barros (bairro Kadija), USF Miro Cairo, USF Pedrinhas, USF Urbis V, USF Vila Serrana (a partir de 19 de abril) e USF Jardim Valéria III.

Segundo a prefeitura, o esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Para se vacinar, é preciso apresentar o cartão de vacina da criança ou do adolescente, junto com o cartão SUS ou CPF. As crianças e adolescentes que tiveram dengue recentemente precisam aguardar seis meses para poderem ser vacinadas.

Sair da versão mobile