como a cidade do futuro pode abrigar os sem-teto
“Os financiamentos de casas mais baratas não são incentivados porque não representam lucro. Eles dizem que você é um cidadão melhor quando compra uma casa, mas os bancos não facilitam nada”, diz.
Conhecida como Tia Maxine pelos jovens americanos, a congressista não mede as palavras para cobrar um posicionamento dos bancos.
Jeff Olivet, do conselho norte-americano para sem-teto, afirmou que o esforço não envolve apenas tirar as pessoas das ruas, mas, sim, prevenir que mais gente se encontre nessa situação.
Precisamos ter a consciência de que ter moradia é um direito do ser humano
Jeff Olivet, conselho norte-americano para sem-teto
Criar um caminho para pessoas que já estiveram em situação de rua assumirem posições de poder é fundamental para ampliar o olhar para o assunto, diz Olivet. “Suas paixões, traumas e dores precisam ser ouvidos. Isso é de um poder inacreditável. Pessoas com influência precisam realmente acreditar que esse problema tem solução.”
Para Vaughn, organizações lideradas por pessoas que já enfrentaram na pele a dor de não ter um teto podem ser “o elo entre os recursos de quem tem privilégios e de quem não tem moradia”.