O inverno começou às 17h50 da tarde de quinta-feira (20) e, em Conquista, já é possível sentir o frio característico da região, devido às baixas temperaturas. Nessa época, a atenção e cuidados com a prevenção de síndromes gripais, redobram. Por isso, recebemos em nosso estúdio na semana passada o farmacêutico Cássio Araújo, da farmácia Indiana, para um bate papo sobre o serviço de imunização contra a gripe que a empresa oferece há mais de seis anos.
O farmacêutico ressaltou sobre a diferença entre a vacina da gripe ofertada pela farmácia e o imunizante que é disponibilizado no SUS.
A farmácia indiana oferece a vacina da gripe, que é uma vacina quadrivalente. Ela tem quatro cepas, das cepas circulantes da influenza. São duas cepas influenza A, duas cepas influenza B, diferente da do SUS que é trivalente, ela tem três cepas, ela vai ter três cepas influenza A e três cepas da influência B. Ela é uma vacina mais potente.”
Cássio Araújo também explicou sobre a necessidade da imunização anual para se prevenir contra a gripe.
O vírus da gripe é um vírus altamente mutável. Todos os anos a gente tem a variação desse vírus. Assim como qualquer outro vírus do sistema respiratório, ele circula muito, então acaba variando e se fortalece a cada ano. Então, por isso, a necessidade de se vacinar todos os anos.”
O especialista ainda reforçou que, nesse processo, há pesquisas que são feitas de acordo com a cepa que está sendo circulada. E para que haja uma efetivação da imunização a vacina precisa ser atualizada para a mais recente.
Não adianta você tomar a vacina do ano passado que só vai ter cobertura de um ano. O ano seguinte as cepas já passaram por mutações, você tem que tomar a nova vacina das cepas que foi atualizada.”
A vacina está disponível na farmácia para todos os públicos, em crianças, a partir dos seis meses de idade. O agendamento pode ser feito por ligação nos contatos da farmácia ou presencialmente em qualquer loja da Farmácia Indiana. Entretanto, a vacinação só acontece na praça Vitor Brito.