Climatempo projeta condições climáticas para os próximos meses em Conquista e demais cidades do Sudoeste

Em entrevista à Band Conquista, superintendente da Neoenergia Coelba falou sobre o plano de manutenção e as ações preventivas da empresa para o período

O Instituto Climatempo apresentou previsões sobre as condições climáticas para os próximos meses na região Sudoeste em evento organizado pela Neoenergia Coelba nesta terça-feira (29), na sede da empresa, na Avenida Olívia Flores, em Vitória da Conquista.

No encontro, foi destacada a influência do fenômeno La Niña, que deve impactar diretamente todo o estado da Bahia. De acordo com o instituto, no mês de novembro deve haver o retorno das chuvas de forma mais abrangente e acima da média, com possíveis zonas de convergência atuando sobre a Bahia. Já dezembro apresenta uma variação espacial significativa das chuvas, com semanas alternadas entre mais chuvosas e mais secas.

Foto: Band Conquista
Foto: Arthur Rios/Neoenergia

A terceira edição do Fórum Desafios Climáticos na Bahia, que contou com a participação de especialistas do Climatempo, representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista, teve como objetivo ampliar o debate sobre os impactos do clima na sociedade e explicar como as instituições públicas e privadas estão se preparando para possíveis adversidades.

Extremos climáticos estão cada vez mais comuns e a adaptação das instituições a este novo normal é fundamental para que o impacto à população seja minimizado. Todo o processo de mitigação desses impactos deve ter como pilar a projeção do clima, pois com este estudo é possível se antecipar à situação de calamidade”, destaca Marcely Sondermann, meteorologista da Climatempo.

Diante das projeções realizadas pela empresa de meteorologia, a Neoenergia Coelba detalhou o seu plano de investimentos, que inclui um montante destinado ao enfrentamento das adversidades climáticas. Até 2027, a empresa pretende investir R$ 13,3 bilhões em obras estruturantes em toda a Bahia, fortalecendo o sistema elétrico.

Os investimentos em obras estruturantes aumentam a robustez da rede elétrica e a flexibilidade operacional para que o sistema de distribuição se torne mais resiliente. Em paralelo, são realizadas ações preventivas diariamente em Vitória da Conquista e na Bahia para minimizar impactos externos ao fornecimento de energia”, destacou o superintendente Técnico da Neoenergia Coelba, Thiago Martins.

Em entrevista à repórter Sheila Lima, o superintendente da Neoenergia Leonardo Santana falou sobre o plano de manutenção preventivo da empresa para Vitória da Conquista.

“Dentro de Vitória da Conquista, fizemos um ostensivo plano de manutenção preventivo, foram mais de 2.500, 1.000km de redes inspecionadas, mais de 13 mil podas de árvores que estavam próximas à rede e parcerias e acompanhamentos junto à administração pública para notificar necessidades específicas e também trabalhos em parceria com outros órgãos, como é o caso da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros”

Leonardo também falou como as ações vão impactar de forma positiva os seus consumidores.

Nossa expectativa é que o nosso consumidor sinta todas essas ações, primeiro, por meio da redução dos nossos números de interrupção e falta de energia, também pela qualidade e resiliência que a gente tá tentando promover por meio deste programa e, principalmente, por meio de comunicações que vão acontecendo para garantir que o consumidor saiba quais sãos os canais em que eles devam procurar quando tiverem uma possível falta, mas principalmente que ele perceba na qualidade do fornecimento que está vindo“

O superintendente ainda falou da importância do preparo da Neoenergia Coelba para as mudanças climáticas em Vitória da Conquista e região.

As mudanças climáticas elas estão acontecendo em todo o país, em todo o mundo e também na nossa região. Conhecemos muito bem a região Sudoeste, sabemos que aqui em Vitória da Conquista e em outras regiões a gente tem chuvas com fortes ventos, muitas descargas atmosféricas também nessa região, são muito comuns e a consciência da Neoenergia Coelba, em saber que tem um papel fundamental em se preparar para garantir um sistema resiliente, forte, onde a falta de energia seja reduzida, ela é muito importante“

Confira a entrevista completa:

https://bandconquista.com.br/storage/2024/10/FORUM-MUDANCAS-CLIMATICAS-BAHIA-NEOENERGIA-29-10.mp3?_=1

Por Matheus Guimarães e Sheila Lima

Sair da versão mobile