
O Cine Movimenta Centro chega ao fim após nove meses de exibições. As últimas sessões acontecerão nesta terça-feira (25), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista.
O projeto se consolidou como espaço de valorização do cinema brasileiro e de democratização do acesso ao audiovisual no interior da Bahia.
A última programação mantém o formato tradicional: às 15h será exibido o curta “Haruo Ohara”, de Rodrigo Grota, seguido pelo longa “Yvy Pyte – Coração da Terra”, de Alberto Alvares e José Cury. Às 19h, serão exibidos o curta “Remendo”, de Roger Ghill, seguido pelo longa “Motel Destino”, de Karim Ainouz.
O projeto levou ao público uma programação diversificada, com a exibição total de 115 produções audiovisuais, incluindo 96 filmes de diversas partes do país e 19 produções regionais realizadas com apoio da Lei Paulo Gustavo.
O Cine Movimenta Centro também incentivou o debate sobre o cinema nacional e ampliou os espaços para exibição no interior da Bahia. Além disso, com o encerramento do projeto, os equipamentos adquiridos vão permanecer nos Centros de Cultura das comunidades atendidas, para garantir um legado duradouro e possibilitando a continuidade das atividades audiovisuais.
Comtemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia (PGBA), o projeto teve apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura do Governo Federal.
A PGBA foi criada para efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, com o objetivo de cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.