O Implanon, conhecido popularmente como “chip anticoncepcional”, é o método contraceptivo mais eficaz disponível atualmente. Por isso, o instituto Luminus realiza neste sábado (28) a campanha Implanon Day, que visa ampliar o conhecimento do público feminino sobre este dispositivo.
Em entrevista à Band Conquista, a médica ginecologista e obstetra, Ana Carolina Coelho, defendeu a eficácia e segurança deste método:
“A segurança é crucial, pois posso garantir a mulheres hipertensas ou diabéticas, que poderiam ter contraindicações para outros hormônios, que o Implanon pode ser utilizado tranquilamente, sem aumentar riscos metabólicos ou trombóticos”.
Após a inserção, o Implanon tem validade de três anos, sendo um método seguro e cômodo para a paciente. Na entrevista ao Jornal BandNews desta sexta-feira (27), a médica mencionou também que este método possui apenas um hormônio, estonogestrel, sendo pouco contraindicado.
“Para mulheres que estão amamentando, porque é exatamente um dos únicos tipos de hormônio que a gente pode utilizar na amamentação, que é o progestagênio isolado. Então, o diferencial dele é ser tão versátil, poder ser usado por praticamente qualquer mulher”.
Embora existam efeitos colaterais como acne e sangramentos irregulares, o Implanon ao longo dos três anos pode diminuir sintomas ou sessar a menstruação e cólicas menstruais, também não elevam os riscos metabólicos e trombóticos.
De acordo com Ana Carolina Coelho, a inserção do Implanon é um procedimento simples e rápido, realizado em consultório médico. O implante, uma pequena haste flexível de silicone, é colocado sob a pele do braço, geralmente na parte interna, sem gerar incômodo à paciente. Após o procedimento, a paciente poderá retornar às atividades normais.
A médica convidou as pacientes interessadas a participarem desta ação que acontecerá a partir das 8h, no Instituto Luminus. Não será necessária avaliação prévia, já que o Implanon não é indicado apenas para mulheres com diagnóstico de câncer de mama.
Por Amanda Motta, sob supervisão