Sendo um dos maiores estados do país, a Bahia se destaca por sua variedade culinária. Em entrevista ao Jornal Band News, a chef e gastróloga Chriss Luna destacou a importância da culinária do Recôncavo Baiano para a cultura do estado. “A maniçoba, que é deliciosa, foi trazida pelos índios”, mencionou. A chef também citou a farinha, tradicional produto produzido e comercializado na cidade de Nazaré.
Ao falar sobre alimentos e especiarias muito utilizados na cozinha baiana, a chef frisou que, ao estudar sobre o assunto, descobriu que o dendê é uma fonte de vitamina A e que seu uso pode ter propriedades anticancerígenas.
Chriss mencionou o acarajé, a moqueca, o caruru, o vatapá e a farofa de dendê como os principais pratos da culinária baiana. Além disso, citou que o acarajé foi tombado como patrimônio imaterial da Bahia, em 2005, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Ao falar sobre o preparo dos pratos, ela ressaltou a importância de escolher os melhores ingredientes, o que faz total diferença, segundo a chef. Também observou o contraste entre pratos em diferentes restaurantes, festas e celebrações, principalmente no que se refere à apresentação. “Há pessoas que servem a moqueca em pratos tradicionais, como panelas de barro. Outras pessoas gourmetizam o prato”, concluiu. Destacou, ainda, que a principal dificuldade ao preparar pratos para pessoas de outros estados e culturas é a estranheza ao provar sabores marcantes ao paladar.
Por Amanda Motta
Confira a entrevista completa: