O farmacêutico e pré-candidato a prefeito de Brumado, Cláudio Soares Férez (MDB), foi o entrevistado da edição desta quarta-feira (3) do Jornal Band News. Na entrevista, o político discutiu o cenário eleitoral e apresentou as propostas dele para a região. Férez, que é natural do município, destacou a própria experiência na saúde pública e um olhar particular para o futuro da cidade.
Quando questionado sobre como sua formação em farmácia influenciou suas decisões como secretário de saúde de Brumado, Férez destacou a “implantação do LACENzinho”, projeto que descentralizou os serviços de saúde na região.
Recebi o convite para assumir a secretaria e, junto ao prefeito Eduardo Vasconcelos, transformamos a saúde pública do município, afirmou Férez.
O pré-candidato a prefeito identificou também os principais desafios enfrentados na gestão de saúde em Brumado:
Sem sombra de dúvidas, os dois grandes desafios para a saúde pública são as regulações. A regulação ambulatorial, aquele paciente que passa pela atenção primária à saúde, o postinho de saúde, como a população carinhosamente conhece. E a regulação médica inter-hospitalar, que é a transferência dos pacientes.
Em relação às propostas como pré-candidato, Férez enfatizou a saúde, educação e infraestrutura.
O pilar do nosso projeto: saúde, educação e infraestrutura. A gente entende que o único setor capaz de transformar a sociedade é a educação. E agora nós precisamos caminhar para transformar Brumado em um pólo de educação de nível superior e técnico. Outro ponto é a saúde, a gente sabe que precisa continuar fortalecendo a saúde, trazer novos serviços e trazer o Estado pra dentro desse processo juntamente com o governo federal.
Sobre a infraestrutura, o pré-candidato destacou ainda a necessidade de elevar a crista da barragem local para aumentar o abastecimento de água no município.
Hoje não, mas Brumado enfrentou em 1998 uma grande crise hídrica que nunca se viu na história de Brumado. A barragem sanou esse problema. A gente precisa pensar grande, sonhar alto, nosso povo merece isso.
Para lidar com as demandas emergentes na saúde pública, Férez apontou para a importância das emendas parlamentares.
Não tem como fugir do que está posto na política. E o que está posto na política hoje são as demandas, são as emendas parlamentares. É a única forma de se trazer novos recursos para saúde pública em nosso país, é com as emendas.