Valtteri Bottas, atual piloto da Sauber e no páreo para a vaga da equipe suíça para 2025, junto de Gabriel Bortoleto e Mick Schumacher, admitiu que há um risco de que fique de fora da Fórmula 1 na próxima temporada.
O piloto finlandês, na quinta-feira de atendimento à imprensa do GP dos EUA, identificou o perigo da indecisão da Sauber: “Na situação em que estou agora, com apenas uma vaga disponível, é claro que há um risco, então, sim”.
“E eu adoro a Fórmula 1 e quero correr na F1. Então, naturalmente, é uma situação um pouco estranha, mas, você sabe, é onde estamos”.
Bottas afirmou que esperava que a situação já estaria resolvida antes da corrida no Texas, mas ainda aguarda: “Sim, acho que mencionei que esperava que [até] Austin fosse resolvido, mas, sim, ainda estou esperando as decisões finais”.
“E acho que essa pergunta cabe mais ao Mattia responder do que a mim”, disse, jogando a responsabilidade no chefe de equipe da Sauber, Mattia Binotto. “No momento, recebi a mensagem de que não há nada que eu possa fazer. Não está em minhas mãos. Então, é claro, estou tentando fazer o melhor que posso nesta semana e espero que isso melhore as coisas. Mas é onde estamos”.
No entanto, o ex-Mercedes contou que mantém contato com Binotto e está positivo para vaga no próximo ano: “Sim, acho que sim, temos entrado em contato semanalmente. E, sim, sei quais são os termos que estou aceitando, e estou basicamente esperando o sinal verde. Então…”
“E, sim, tive muito tempo para pensar em coisas diferentes, mas, ainda assim, sou sempre positivo. Vou me manter positivo. Porque eu realmente… Sinto e acredito que eu deveria estar naquele lugar, sinto que seria o melhor para os interesses da equipe”.
“Então, é por isso que estou sendo positivo. E, como eu disse, não há muito mais que eu possa fazer agora, além de… além do desempenho na pista e do trabalho duro com a equipe”.
Bottas demonstrou ansiedade sobre a indecisão e o prazo estipulado à ele anteriormente, principalmente para tentar vagas em outra categorias ou até dentro da F1.
“Bem, há um mês, foi o mais rápido possível. Então não. Quero dizer, é claro que, do meu lado, eventualmente haverá um prazo também, porque mesmo assim, olhando para fora da Fórmula 1 ou para outras funções na F1, você sabe, logo é natal, e então… quando chega o natal, não há muita disponibilidade em lugar nenhum. Então, sim… Então, sim, espero que em breve”.
“Eu não quero a manchete “Bottas frustrado”, você sabe [risos]. Então, isso é… é um trabalho árduo, mas é difícil, e é o nome do jogo nesse esporte. Se você não tem o carro, é muito difícil mostrar o que você pode fazer”.
Valtteri também afirmou estar otimista, mesmo com a falta de definição sobre a vaga e sobre a cobrança por melhores resultados: “E também, para as pessoas que tomam decisões em uma grande empresa, elas tendem a olhar para os resultados, etc. Então, sim, no momento não é fácil brilhar, digamos, mas sim, só preciso confiar no Mattia. Ele sabe o que vai conseguir de mim. Então, só preciso confiar nisso, que ele sabe”.
“Estou otimista. Sempre foi assim, mas, sim… mas até a caneta chegar ao papel, não dá para ficar muito confiante, mas, sinceramente, ainda estou otimista. Então, sim, é uma pena que isso seja um pouco pesado, mas não há muito que eu possa fazer”.
Sobre a concorrência, principalmente de jovens pilotos como Mick Schumacher e Bortoleto, afirmou que a disputa de experiência contra juventude é a pauta central: “Sim, é claro que eles têm opções, mas, sim, no final, isso vai se resumir a experiência versus juventude – então, e ainda assim, eles têm todo o tempo do mundo, a menos que eu, em algum momento, precise estabelecer um prazo rígido. Então, sim”.
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
F1 de volta com DECISÃO VERSTAPPEN x NORRIS, tretas de HAMILTON, BORTOLETO e GLOBO, com MAX WILSON
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Fonte da notícia