A partir deste dia 24 de maio (sexta-feira), data em que se celebra o “Dia Nacional do Café”, a Fazenda Vidigal, localizada no município de Barra do Choça, passa a ser o epicentro de dois eventos de grande relevância para o setor agrícola: o 15º Encontro Nacional do Café e o 1º Agrotech Baiano: Promovendo Inovação e Tecnologia no Agronegócio.
Com uma programação abrangente, os eventos seguem até o domingo (26) oferecendo palestras, minicursos, dinâmicas de campo e estandes de empresas especializadas em cafeicultura e agronegócio. Um dos momentos destacados será a solenidade de abertura do Encontro Nacional do Café, que inclui a reativação da Câmara Setorial do Café e uma audiência pública da Assembleia Legislativa da Bahia.
Em entrevista à Band FM, Valéria Vidigal contou como surgiu a ideia de realizar o evento e as novidades da edição deste ano. Segundo ela, a vontade de sediar o encontro é antiga. Valéria explica que “se não fosse a pandemia já seria a 18ª, mas é um evento que vem crescendo muito, um evento científico, nós trazemos esse ano a novidade do “1º Agrotech Baiano: Inovação, Ciência e Tecnologia”, por que a gente vem com outras áreas também, a parte da pecuária, a parte de citrus, de mandiocultura, assim a gente cresceu na parte de pesquisa, na parte de visitação pra campos técnicos, da dinâmica de campo. É um evento que, com certeza, vai ficar na história da nossa região”.
As palestras, conduzidas por especialistas renomados, nacional e internacionalmente, abordarão como tema central o agronegócio, proporcionando oportunidades para trocas de experiências, networking e transferência de tecnologias. Valéria Vidigal ressalta que essas atividades são cruciais para fortalecer a importância do agronegócio tanto no estado quanto no país.
Na entrevista, ela também falou sobre as expectativas em relação à participação de produtores, pesquisadores e empresários do setor nesses eventos: “essa expectativa é muito grande, nós temos vários pesquisadores, a Uesb e o laboratório de café são responsáveis pela participação de muitos pesquisadores, enviando trabalhos científicos, onde existe um corpo de professores com doutorado analisando cada trabalho que vai ser apresentado durante os dias do Encontro Nacional do Café. Você vê que contribui tanto com o desenvolvimento sustentável da agricultura da região que uma das coisas que estamos trabalhando muito é a parte de turismo rural e isto vai impactar bastante”.
Os eventos são de acesso gratuito para os participantes e contam com o apoio de instituições importantes como a Embrapa Mandioca e Fruticultura, a Embrapa Café, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Band Conquista.
Mais informações estão disponíveis no telefone (77) 99135-8684 e no Instagram @fazendavidigal e @valeriavidigal