BahiaBand NewsSaúde

Bahia registra 38 casos da Varíola MPOX em 2024

Um levantamento divulgado nesta quinta-feira (15) pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), baseada nas investigações que são feitas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), aponta que a Bahia registra 38 casos da Varíola MPOX em 2024. Nenhuma morte foi apontada no estado. Do total de casos, 21 foram contabilizados em Salvador.

O balanço entre 2002 e 2024 indica registro de 215 casos da MPOX na Bahia, sem registros de morte. No Brasil, foram 11.212 com 16 mortes confirmadas. Segundo a Sesab, 89,3% dos casos foram em pessoas do sexo masculino.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para uma variante mais perigosa da MPOX (1B), com maior taxa de mortes, principalmente na África Central. Há também outra variante do vírus também tem circulado nas Américas.

A doença é causada por vírus e transmitida para humanos por meio de roedores infectados, por materiais contaminados com o vírus, e de pessoa para pessoa.

Ainda não há medicamento aprovado pela OMS especificamente para a MPOX e o tratamento é apenas para aliviar os sintomas, que podem ser febre, dores no corpo, fraqueza e feridas ou lesões na pele.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner