
Nesta quinta-feira (21), uma audiência publica foi realizada na câmara de vereadores de Vitória da Conquista para discutir a criação da Região Metropolitana da cidade.
O evento contou com a presença da prefeita Sheila Lemos (União Brasil), prefeitos de municípios da região, do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), José Henrique Ferraz (Quinho), representantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA) e do Sistema da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), políticos e representantes da sociedade civil.
Durante entrevista ao programa Band Cidade desta quinta-feira (21), o vereador Ivan Cordeiro pontuou as expectativas e alguns benefícios da instauração da região Metropolitana:
A expectativa é que, de fato, esse projeto seja em breve aprovado pra que a gente possa apresentar importantes projetos na questão da infraestrutura. Projetos que são necessários para a cidade, como a questão da construção dos viadutos pra saídas, tanto de Barra do Choça, Itambé, Anagé, que a gente precisa desses viadutos. Como também a gente pode pensar aí na construção de um hospital metropolitano. Então, assim, são vários benefícios que podem acontecer através da criação dessa região metropolitana”
“É uma lei que cria normas para o desenvolvimento integrado das regiões. Mas tem como principal aspecto, seu principal objetivo, que é tirar o município do isolamento. É fazer com que os municípios tenham ganhos comuns, seja na área do urbanismo, seja na área da saúde, na área da educação, na área da cultura e do desenvolvimento econômico. Então, o objetivo maior dessa lei aprovada em 2015 e do nosso projeto de lei complementar é fazer com que a região cresça de forma integrada, que os municípios tenham ganhos comuns e não só o município tenha o benefício para ser só.”, pontuou o deputado estadual e autor da minuta do projeto de lei para criação da metrópole, Vítor Azevedo, que também esteve presente no programa Band Cidade.
Em uma coletiva realizada na câmara de vereadores, a prefeita Sheila Lemos (União Brasil) defendeu que, sendo uma metrópole, Vitória da Conquista poderá auxiliar no crescimento e desenvolvimento das cidades circunvizinhas.
Vitória da Conquista já é a cidade que mais cresce na Bahia. É uma cidade pujante, é uma cidade que tem uma economia forte, mas é necessário que todas as cidades circunvizinhas cresçam também. Então a região metropolitana nada mais é do que juntar essas forças todas para que toda a região se fortaleça e cresça. Tem um trabalho em conjunto de segurança pública, em mobilidade urbana, em infraestrutura, em saúde, todo esse trabalho feito de uma forma onde todas as cidades possam crescer juntas.”
O prefeito de Belo Campo e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Quinho Tigre, expôs seu posicionamento a favor da criação da região metropolitana:
Eu sou extremamente defensor e é por isso que eu estou aqui. Primeiro, para ouvir a audiência pública, assistir a audiência pública, e a posterior, articular com os prefeitos para que faça adesão, numa ação tão importante, não só para o Sudoeste, mas para a Bahia no contexto geral.”
Por Amanda Motta, sob supervisão