Tecnologia

Asteroide ‘assassino de planetas’ se aproximará hoje da Terra

“Assassino de planetas”. Segundo o Live Science, o UL21 teria potencial para causar danos de escalas continentais e deixar detritos na atmosfera suficientes para provocar mudanças climáticas significativas, por isso é considerado um “assassino de planetas”.

Asteroide 2011 UL21
Asteroide 2011 UL21 Imagem: Reprodução/Agência Espacial Europeia

Menor distância em mais de um século. O UL21 passará a uma distância de mais de 6,6 milhões de quilômetros da Terra. Nos últimos 110 anos, essa é a menor distância entre o asteroide e nosso planeta, sendo considerada pelos especialistas do Live Science como “muito próxima”.

Entretanto, não há risco para Terra. Segundo a ESA, o UL21 passará em uma distância 17 vezes maior do que a existente entre a Terra e a Lua. Apesar de seu tamanho, ele não oferece riscos reais de forma direta ao nosso planeta. “Embora a rocha espacial não represente uma ameaça para a Terra —nem agora nem no futuro—, é interessante porque é provavelmente um dos dez maiores asteroides a passar a essa distância do nosso planeta desde 1900”, disse Gianluca Masi, um astrofísico e diretor do Projeto Telescópio Virtual (VTP), em um comunicado recente.

Asteroide só volta em 2089. O UL21 não chegará tão perto da Terra novamente até 2089, quando chegará a 2,7 milhões de km do nosso planeta, segundo o Live Science.

A órbita prevista do asteroide 'potencialmente perigoso' 2011 UL21
A órbita prevista do asteroide ‘potencialmente perigoso’ 2011 UL21 Imagem: Gianluca Masi, Projeto Telescópio Virtual




Fonte da notícia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner