Apenas 23% das cidades brasileiras têm mamógrafos. Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), os equipamentos podem ser encontrados em 1.306 cidades, de um total de 5.569.
Em todo território nacional, há 6.420 mamógrafos, sendo 3.197 em uso no Sistema Único de Saúde (SUS).
O estudo ainda apontou que atualmente o Ministério da Saúde paga R$ 45 por exame de mamografia e R$ 14,37 por exame citopatológico, sendo que em algumas regiões os municípios chegam a complementar o valor do procedimento em até o dobro.
Além disso, também custeiam o pagamento de consultas com especialistas e/ou o transporte para que as mulheres possam acessar os serviços especializados.
A aquisição de equipamentos como mamógrafos compõe o atendimento de alta complexidade do SUS, sendo, assim, competência da União.
Dados do Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus) mostram que, de janeiro a junho de 2024, o SUS realizou cerca de dois milhões de mamografias em 795 Municípios, um número muito abaixo do ideal, uma vez que a população feminina na faixa etária de 50 a 69 anos é de mais de 15 milhões.
A decisão ainda cabe recurso.