Fernando Alonso acredita que a Aston Martin precisa de “uma sacudida” para 2025, afirmando que o desempenho atual de seu carro de Fórmula 1 AMR24 “não é bom o suficiente”.
Alonso apontou para a expectativa da equipe quanto à chegada de Adrian Newey em março do próximo ano, tarde demais para ter qualquer impacto real no projeto do carro para a próxima temporada, mas com o objetivo de melhorar para 2026.
O piloto espanhol observou que as simulações da Aston Martin previram que o carro seria o “sétimo ou oitavo mais rápido” em Singapura, o que o espanhol conseguiu superar com o sétimo lugar no grid de Marina Bay. No entanto, seu companheiro canadense Lance Stroll se classificou em 17º.
Falando sobre o futuro, Fernando sugeriu que a equipe não pode se dar ao luxo de simplesmente sacrificar 2025 por um 2026 melhor, e que os responsáveis pelo projeto do carro precisam “mudar o ritmo” para o próximo ano, a fim de obter mais sucesso.
“Acho que 2026 está em nossas cabeças, para todos na Aston, e a maior esperança com a chegada de Adrian, Enrico [Cardile] e alguns outros nomes”, disse o bicampeão da F1.
“Vai ser ótimo, e o futuro parece brilhante, mas 2025… precisamos mudar um pouco as coisas. Quero dizer, não é bom o suficiente o que estamos fazendo agora, e em 2025 precisamos mudar o ritmo”, ponderou o asturiano.
Fernando Alonso, da Aston Martin F1 Team, se acomoda no carro
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Alonso explicou que ele e a equipe na pista estavam dando tudo de si para obter o máximo do carro, o que aumentou muito a carga de trabalho, já que o desempenho do AMR24 diminuiu ao longo do ano.
O piloto da Aston sugeriu que os funcionários da fábrica precisavam aumentar o ritmo de desenvolvimento, já que a equipe de pista não podia fazer “milagres” para fazer o carro render mais.
A equipe começou bem o ano, mas as atualizações vêm tendendo a tornar o carro mais difícil de guiar, tirando a confiança de Alonso e Stroll.
“Neste momento, estou me esforçando ao máximo para superar um pouco a falta de ritmo. Muito trabalho foi feito entre Baku e aqui. Ontem, deixamos o computador às 2h da manhã. Temos aumentado o trabalho para encontrar respostas, mais do que nunca agora”, explicou o veterano.
“Estamos colocando tudo em prática, mas estamos descobrindo que, sabe, não há milagres a serem feitos aqui na pista, e precisamos da ajuda da fábrica agora em termos de desenvolvimento do carro”, completou. O GP de Singapura tem cobertura completa do Motorsport.com via site e YouTube.
Reportagem adicional de Jose Carlos de Celis
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Massa SINCERÃO: Raio-x da F1 24, Bortoleto e Alonso, PROCESSO de SINGAPURA-2008, Hamilton, ORDENS e mais; ouça
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Fonte da notícia