Agente de limpeza encontra bolsa de sangue e seringas em lixo de posto de saúde
O caso foi relatado ao repórter Jackson Mendes no programa Bora Nordeste, da Band Bahia
Uma bolsa de sangue com agulha foi encontrada em um lixo comum por um agente de limpeza na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Jardim Valéria III, em Vitória da Conquista. Além da bolsa de sangue, também foram encontradas seringas utilizadas nos atendimentos do centro de saúde.
O caso foi relatado pelo repórter Jackson Mendes no programa Bora Nordeste, Band Bahia, nesta terça-feira (1º), solicitando um posicionamento dos órgãos responsáveis.
Em nota enviada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Atenção Básica (DAB), a pasta informou que houve erro humano no descarte destes materiais, principalmente em relação ao descarte do material perfurocortante.
A situação já foi esclarecida e as providências adotadas junto às equipes de saúde, reforçando a educação continuada sobre a importância do armazenamento, transporte, tratamento e destinação desses resíduos de forma correta, a fim de minimizar erros e evitar danos ao meio ambiente, à saúde da comunidade e prevenir acidentes que atinjam os profissionais que trabalham diretamente na coleta seletiva.”
Esta situação se assemelha a outro ocorrido em um condomínio do bairro Candeias, no dia 10 de setembro, onde os materiais perfurocortantes também foram descartados de forma indevida, que resultou em corte profundo em um colaborador da empresa Torre Empreendimentos.
Por Amanda Motta, Ana Carolina Bastos e Jackson Mendes