Eleito prefeito de Mirante com 3.659 votos, o que corresponde a 54,23% dos votos válidos, Edinho do Maracujá (PT) compartilhou em entrevista à Band FM suas principais metas e projetos para o desenvolvimento do município nos próximos anos.
Edinho, que foi vice-prefeito na gestão do ex-prefeito Lúcio Meira, comentou sobre a experiência política que o levou a decidir concorrer à prefeitura:
Fui convocado para ser vice-prefeito faltando três meses para a eleição, mas não tivemos a felicidade de sermos eleitos naquela oportunidade. O que me motivou a entrar para a política foi perceber que é possível fazer mais pelo povo, sempre com um olhar voltado para a igualdade e para o bem-estar da população”
Falando sobre as prioridades de sua gestão, que terá início em janeiro de 2025, Edinho destacou a saúde e a agricultura como áreas fundamentais para o desenvolvimento do município.
“Mirante, como é hoje, tem a necessidade de mudança de extrema importância e de prioridade a saúde. Também na infraestrutura, na parte da estrada precisa melhorar bastante, é uma área que eu tenho avaliado que é preciso fazer um trabalho sério, com determinação para que possa assim dar melhoria de vida e segurança para o nosso povo mirantense”
Em resposta a uma pergunta de ouvinte sobre projetos para a juventude, Edinho revelou algumas de suas iniciativas:
Estive em Salvador buscando parcerias com deputados para incentivar os jovens, especialmente com o transporte escolar para Vitória da Conquista e, se possível, bolsas de estudo para que tenham acesso às faculdades. Também estou focado no desenvolvimento da zona rural, buscando parcerias com o governo do estado para alavancar a produção, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida da nossa população”
Edinho do Maracujá destacou a relevância da agricultura familiar para o desenvolvimento de Mirante e para o Brasil como um todo.
“A agricultura familiar é fundamental em todo o Brasil. No mundo, é a sustentabilidade do Nordeste e do Sul. Foi dessa forma que comecei, plantando pequenas roças com a minha família. Hoje, tenho mais de 30 hectares de maracujá e sete hectares de manga”
Ele falou sobre suas iniciativas para fortalecer a agricultura familiar em Mirante.
Estive em Salvador, na Seagri, buscando parcerias para garantir recursos e apoio técnico aos produtores locais. A ideia é oferecer suporte, com acompanhamento de agrônomos, para que os agricultores possam produzir com mais qualidade e eficiência, evitando prejuízos e garantindo boas colheitas. Isso vai ajudar a gerar renda e melhorar a vida das famílias do município”
Edinho do Maracujá falou sobre a situação da saúde no município e os planos para melhorar o atendimento nas unidades de pronto atendimento.
Já fizemos um levantamento nos PAs e identificamos onde precisamos buscar melhorias. Conversei com médicos sobre a sobrecarga de pacientes e, como mencionei no início da entrevista, nossa proposta é implantar uma UPA. Isso vai dar melhores condições para os médicos atenderem mais pessoas e, principalmente, reduzir as filas de exames e agendamentos, tanto preventivos quanto de retorno. Sei que a população reclama bastante dessa demora e, por isso, vamos buscar os recursos necessários para abrir uma UPA, oferecendo mais conforto aos pacientes e permitindo que os médicos atendam mais demandas durante o dia”
O prefeito eleito falou sobre os projetos e planos para melhorar a educação em Mirante, especialmente após os desafios enfrentados na gestão anterior, como a queda do Fundeb e a baixa frequência escolar.
“Muitos alunos estão fora da escola. Por isso, queremos implantar um projeto de incentivo para reverter essa situação e aumentar o número de matriculados. A educação precisa voltar a crescer e alcançar um patamar melhor”
Ele também destacou a importância de garantir mais qualidade e segurança nas escolas.
No meu plano de governo, propus a criação de salas de monitoramento nas escolas, hospitais e outros espaços públicos, para aumentar a segurança de alunos e professores, evitando acidentes e conflitos entre os estudantes”
Além disso, Edinho mencionou a busca por parcerias com o Governo do Estado para oferecer mais bolsas de estudo e melhorar as condições da educação no município.
Um compromisso não cumprido pela gestão atual foi à doação de fardas aos alunos. Vamos garantir que isso seja feito, com o apoio da prefeitura, para proporcionar melhores condições aos estudantes”
Sobre o resultado das eleições, Edinho afirmou que a vitória reflete a confiança da população em um novo caminho para o município.
Esse resultado é fruto de um trabalho que venho desenvolvendo, desde o início, com respeito e dedicação ao povo. Acredito que a população optou pela mudança, depositando em mim 3.649 votos de confiança. Com muita determinação, vou buscar melhorias para Mirante e honrar esse compromisso”
Confira a entrevista completa:
Por Ana Carolina Bastos