Quem precisa transitar pela Praça Vítor Brito no centro de Vitória da Conquista passa por dificuldades diante do buraco que existe no local. O buraco se encontra na praça há cerca de dois anos e ainda não foi feito o reparo na calçada, onde a população precisa circular.
Em setembro do ano passado, a Prefeitura anunciou que o reparo seria feito com recursos municipais e federais, mas até o momento, o problema ainda não foi resolvido. A obra de recuperação do canal de drenagem da Praça Vítor Brito iniciou em janeiro deste ano, mas o buraco permanece no local.
Foi repassado ao município pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em novembro de 2023, o valor de R$ 1.636.824,88. Esse mesmo valor seria investido pela Prefeitura em outras ações de Defesa Civil: a revitalização da Avenida Francisco Sabino, no bairro Vila América, cujo canal de drenagem também foi atingido pela força das enxurradas, e a recuperação da galeria de drenagem situada na Avenida Rio de Janeiro, no bairro Conveima 1.
A equipe da Band FM conversou com o vereador Nelson de Vivi (União Brasil) que faz parte da Comissão de Fiscalização de Obras do Município e ele afirma que inicialmente foi chamado o Secretário de Infraestrutura, Jackson Yoshiura para saber o que estava acontecendo e foi informado que a Embasa não realizou a manutenção gerando um dano enorme na Praça Vitor Brito.
Ao ser questionado sobre a Embasa já ter cumprido com sua parte, o vereador afirmou que não possui conhecimento sobre a afirmação:
A cobrança que nós fizemos junto ao secretário de infraestrutura, Jackson Yoshiura, que é com quem nós temos o primeiro contato, que toca o serviço do município. Ele nos passou essa dificuldade aí por parte da Embasa, estava cobrando duramente a Embasa, para que a Embasa reparasse a sua parte. Tendo agora essa notícia que a Embasa cumpriu a sua parte no que tocava.
A Embasa se pronunciou por meio de nota e informou que o serviço emergencial na rede coletora de esgoto da Praça Vitor Brito foi iniciado imediatamente após solicitação da Prefeitura Municipal e concluído com a recomposição do trecho escavado na primeira semana de março e não existe qualquer pendência de serviço nessa área da cidade. Informa ainda que continua trabalhando para recuperar outros pontos da rede coletora de esgoto afetados pelo escoamento indevido da água de chuva.
A equipe da Band entrou em contato com a Prefeitura, mas até o momento em que a matéria foi produzida a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista não se pronunciou.
Por Ana Carolina Bastos