Automobilismo

Red Bull diz que não pode igualar oferta da Audi para Sainz

O conselheiro da Red Bull na Fórmula 1, Helmut Marko, disse que Carlos Sainz tem “uma oferta muito lucrativa da Audi que não podemos igualar ou superar” nas negociações sobre o futuro do espanhol na categoria após 2024. Sainz tem conversado com todas as equipes de F1 que têm vagas para a próxima temporada, quando será substituído na Ferrari por Lewis Hamilton.

Até Fernando Alonso assinar novamente com a Aston Martin na semana passada, Sainz estava avaliando possíveis opções em oito equipes, já que anteriormente apenas a Ferrari e a McLaren tinham suas escalações para 2025 definidas.

Leia também:

Essa seleção é encabeçada pela possibilidade de Sainz ir para a Red Bull como substituto de Sergio Pérez ou se Max Verstappen fizer uma escolha surpreendente para deixar a atual melhor equipe da F1, como resultado da guerra de gerenciamento da escuderia austríaca e do escândalo de Christian Horner.

A Red Bull, por meio de Marko, estava cortejando publicamente a equipe de Sainz em Suzuka na última corrida e lá o conselheiro também afirmou que “a Audi está fazendo pressão” no mercado de pilotos de 2025.

Isso segue o entendimento de longa data de que a Audi estava de olho na contratação de Sainz antes de sua entrada na F1 em 2026 com a aquisição da Sauber, já que o piloto de 29 anos já tinha vínculos com a fabricante por meio das participações de seu pai no Rally Dakar desde 2022, incluindo a vitória no evento de 2024.

Mas, antes do retorno do GP da China neste fim de semana, Marko acrescentou outro elemento intrigante à saga de contratos de pilotos confirmados para 2025 de maior perfil até agora nesta agitação do início da silly season.

Em uma entrevista ao jornal austríaco Kleine Zeitung, o conselheiro da Red Bull falou sobre Sainz: “Estamos conversando com ele, que está tendo sua melhor temporada na F1, mas ele tem uma oferta muito lucrativa da Audi que não podemos igualar ou superar.”

Liam Lawson, Reserve Driver, Visa Cash App RB F1 Team, with Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing, Peter Bayer, CEO, RB F1 Team

Liam Lawson, piloto reserva, Visa Cash App RB F1 Team, com Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, Peter Bayer, CEO da RB F1 Team

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

“Mas nós o conhecemos dos tempos de Toro Rosso, mesmo naquela época ele pilotou com Max [em 2015 e no início de 2016].”

“Mas foi muito ruim para ele quando apoiamos Verstappen na Red Bull e não ele.”

A última frase é uma referência ao fato da Red Bull ter promovido rapidamente Verstappen à sua equipe principal no início de 2016, com Sainz saindo da Red Bull para a Renault no final da campanha de 2017 – algo que o agora piloto da Ferrari pressionou.

Em outra parte da entrevista, Marko revelou que o fato de Verstappen tê-lo apoiado publicamente durante as várias reviravoltas na guerra de gestão da equipe austríaca no início de 2024 foi “um grande sinal de lealdade” que ele “absolutamente não dá por garantido, especialmente nos dias de hoje”.

O dirigente também procurou esclarecer os rumores recentes sobre a formação de pilotos na RB, considerando o início ruim de Daniel Ricciardo na campanha e seu substituto bem-sucedido da lesão de 2023, Liam Lawson, ainda sem um carro de F1 em tempo integral.

Com relação aos relatos de uma possível troca entre Ricciardo e Lawson durante a temporada, que surgiram nas imprensas neozelandesa e italiana nas últimas semanas, Marko disse: “Com Liam Lawson como piloto reserva, obviamente temos um piloto forte na equipe que, contratualmente, tem o direito de pilotar para outra equipe se não conseguir um cockpit conosco em 2025”, continuou.

“A esse respeito, é claro que seria empolgante para nós se pudéssemos vê-lo na Fórmula 1 este ano para ter uma visão ainda mais clara. Mas é uma questão complexa, então teremos que ver como as coisas vão progredir”, concluiu. 

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #278 – Como mercado da F1 reagirá após renovação de Alonso?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Motorsport Business #12 – Gabriel Hackme, da PRIO, e Nicolas Costa: a relação piloto e patrocinador


Fonte da notícia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner