Band NewsConquistaSaúde

No Dia Mundial de Combate ao Câncer o médico Augusto Cândido, esclareceu dúvidas sobre a doença

Especializado em Proctologia e Colonoscopia, o professor mestre do curso de Medicina da Uesb alertou sobre a doença e o que fazer para se prevenir

No dia 08 de abril é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde, a OMS, para que organizações ao redor do planeta se reúnam em prol da prevenção de vários tipos de câncer, além de dar força aos pacientes que lutam contra essa doença. 

Para esclarecer dúvidas sobre a doença, recebemos em nosso estúdio, na manhã dessa segunda-feira (8), o médico Augusto Cândido, especializado em proctologia e colonoscopia e também professor mestre do curso de Medicina da Uesb. 

O médico explicou o que é o câncer e como ele se desenvolve no corpo:

O câncer é uma célula de uma divisão que a princípio era normal, e que passa a ter uma vida própria, e aí passa a invadir e destruir o próprio corpo. 

O especialista também deu dicas de como se prevenir da doença:

As prevenções do ponto de vista epidemiológico, podem ser primárias, secundárias e terciárias. O que é prevenção primária? São hábitos do seu dia a dia que podem evitar que a doença venha a existir. Talvez esse seja o ponto mais importante. E esses hábitos, por incrível que pareça, estão associados a todos os câncer de forma uníssona. É da mesma forma para todos. É manter um peso estável, fazer atividade física, se alimentar com produtos mais vegetais.

O médico ainda alertou quais cuidados devem ser tomados:

Evitar os produtos multiprocessados, não fumar. Se ingerir bebida alcoólica, faça de forma eventual. Esses tipos de hábitos estão associados à formação de tumores malignos.

Ainda na entrevista, Augusto Cândido considerou sobre os hábitos não tão saudáveis que as pessoas têm adotado nos dias atuais, e que esse pode ser um dos motivos para ter a doença em idade mais precoce.  

Para saber mais sobre as orientações e a conversa com o médico especialista ouça a entrevista na íntegra.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner